Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

segunda-feira, agosto 17, 2015



A festarola no Pontal
Comentada por Brasilino Godinho


Pontal – um festival de beijocas e abraços.
Passos Coelho parece juntar o útil ao agradável.
“Quem parte e reparte e para si não guarda a melhor parte é tolo ou não tem arte”
Pelo que se vê na foto, a Passos Coelho não lhe falta arte beijoqueira.
Também no domínio de tal arte não desmerece a qualidade de grande artista.
E conclui-se: Passos Coelho, como beijoqueiro é, outrossim, um arrojado competidor de Paulo Portas.

A festarola da coligação governamental realizada no p.p. sábado, 15 de Agosto, que teve por cenário a povoação do Pontal foi celebrada pela entidade promotora como um grande sucesso. Segundo alguma comunicação social teria tido uma afluência de aproximadamente três mil pessoas provindas de várias localidades do País: a contar desde o Minho, Porto, Cavaquistão, Lisboa e Algarve.
Tal como prevíramos em crónica do referido sábado constituiu uma parvoeira de todo o tamanho a condizer com as habituais concentrações anuais ocorridas naquela localidade, segundo a avaliação descomprometida de quem não se situa naquele campo político/partidário.
O espectáculo que foi apresentado constituiu uma deprimente exposição do estado de fanatismo e de atraso cultural prevalecentes em Portugal. É confrangedor ver pessoas de aparência humilde que são vítimas todos os dias da política opressiva e destrutiva desta maioria governamental, a aplaudir, a abraçar e a beijar os seus carrascos e opressores e aparentando acreditar nas patranhas que gente, comprovadamente, mentirosa lhes lança aos ouvidos com o maior desaforo, ao jeito dos atrevidos vendedores da banha de cobra que operam nos mercados e feiras.
Os protagonistas do espectáculo foram os grandes e festejados operacionais de serviço que são Passos Coelho, Paulo Portas, ministros e outros artistas de segundo plano a quem cabe a tarefa de se elogiarem mutuamente e de proclamarem que a governação do PSD e CDS/PP conduziu o país para o oásis em que tudo corre às maravilhas e em que todos estamos - ou devemos sentir - regalados.
Sobre planos convincentes para o futuro, nicles de bitocles!
Claro que ali o que, sobretudo, interessava era confraternizar, abraçar, beijar e aplaudir freneticamente os grandes artistas do teatro/circo que se exibe em Lisboa e arredores e destas paragens se deslocaram até ao Pontal com o firme propósito de beneficiarem da entusiástica contemplação dos adeptos e das filmagens televisivas. Para isso estava mobilizada toda aquela eufórica rapaziada que facilmente se destacava por ser da corda.
E ao ver na Televisão as imagens do comício do Pontal e a foto (aqui publicada) das saudações à malta partidária, com o braço estendido segundo o figurino fascista, feitas pelo duo Passos/Portas), senti um arrepio. É que veio-me à lembrança as grandes e ruidosas concentrações do fascismo italiano e a saudação de braço estendido do Duce, Benito Mussolini a corresponder aos aplausos da multidão.
A possível resignação que, eventualmente, possa surgir conexa ao desejo de que milhões de portugueses estão possuídos, assenta na possibilidade de a citada parvoeira do Pontal, própria do terceiro mundo, seja o canto do cisne desta deplorável governação.


Fotografia mostrando Passos Coelho e Paulo Portas no Pontal
a fazerem a saudação fascista, de braço estendido.