Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

quinta-feira, agosto 06, 2015



A vã soberba governamental
da baixa taxa do desemprego

Brasilino Godinho
05 de Agosto de 2015

Paulo Portas fazendo o feio gesto de apontar o dedo; sugerindo a ideia que está apontando o revolver à cabeça de Passos Coelho ou, simplesmente, indicando que ele é o culpado disto tudo que, de mau, vai acontecendo em Portugal.

Há três anos que venho escrevendo que, com Passos Coelho e Paulo Portas instalados no Poder, a taxa de desemprego irá diminuindo todos os anos. Porquê?
Pelo facto do governo continuar a impor políticas de austeridade, de agravo das condições de vida, de empobrecimento da maioria da população e de destruição da classe média.
Políticas que se constituem instrumentos provocadores de danosos efeitos no tecido social. E que arrastam para a emigração milhares de jovens e de adultos. Outrossim, que levam ao desespero milhares de desempregados que desistem das inscrições nos serviços do desemprego. Outros mais desprezados cidadãos muito sofridos que, perdidas todas as esperanças e meios de subsistência, se suicidam e relativamente aos quais não são apresentadas estatísticas que, decerto, comprometeriam os governantes.
Agora, saíram os dados estatísticos do desemprego. E, sem surpresa, mais uma vez se confirmaram as minhas previsões.
Só que também fica demonstrado o invulgar e demoníaco engenho do governo em recorrer a expedientes que mais facilitaram o alcance da percentagem de desemprego um pouco abaixo dos 12%.
Os expedientes consistiram em, ano de eleições (2015), incentivarem os empregos em par-time e os contratos a prazo (o que se traduz em desempregos a prazo). Tais expedientes terão sido congeminados para os contratos terem finalização para além da data das próximas eleições, de maneira a não se levantarem ondas alterosas de contestação em época eleitoral.
Claro que os publicitários do governo já começaram a fazer grande alarido nos jornais e nas televisões e lançando muito foguetório de artifício acerca do pretenso êxito da política de emprego e da hipotética recuperação económica.
Desse extraordinário êxito(…) dá indirecta conta a edição de hoje do jornal I que em manchete noticia:
485 mil emigrantes vão fazer disparar a abstenção nas eleições.        
Em desenvolvimento da notícia o mesmo periódico acrescenta que tal número corresponde à emigração dos últimos quatro anos.
Tão avantajado número de emigrantes dá referência do que tem sido a debandada dos jovens e adultos desempregados para o estrangeiro e da expressiva natureza do fiasco da equipa de Passos Coelho e de Paulo Portas: a redução da taxa oficial do desemprego em Portugal. 
Esta, é uma realidade insofismável que Passos Coelho, Paulo Portas, seus companheiros e agentes publicitários, procuram encobrir ardilosamente.
Pela nossa parte, continuamos a crer que, a prosseguir este governo, em rédea solta de desgovernação, forçosamente as taxas de desemprego continuarão a baixar. Elas, constituindo motivo de satisfação para o governo PSD/PP são motivo para nos afligirmos e termos a presciência de virmos a sofrer mais do mesmo; ou seja, as terríveis consequências por de mais sentidas e detestadas pela maioria dos portugueses.
Concluindo: o governo festeja a ilusão que lhe dá jeito eleitoral. Melhor dizendo: enaltece a irrealidade.