Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

quinta-feira, julho 30, 2015



Leitor atento Brasilino Godinho
versus
cronista distraído Brasilino Godinho

                                                                                                                  
Leitor Brasilino Godinho                                      Cronista Brasilino Godinho

Brasilino Godinho

Quem diria que isto aconteceria?
Por um lado de risco, às vezes, a vida prega-nos partidas. Por outro lado factual, quem anda à chuva molha-se.

Estavam decorridas 24 horas sobre a publicação da crónica «O grão-chefe Coelho é um grande mentiroso?», da autoria do cronista Brasilino Godinho, quando o leitor Brasilino Godinho se deu conta de uma malvada gralha pousada logo na primeira linha do texto.
De facto, que não de escorreito direito literário, é incrível como uma “pergunta posta em título e na interrogativa” pode associar-se, em pública ligação lésbica, sem pudor, e com um execrável espírito de libertinagem, com a interrogativa traduzida em letra de forma – o que, certamente, se pode considerar uma desavergonhada liberdade criativa, concretizada por excessiva condescendência ou por uma muito censurável distracção do cronista autor da referida peça escrita.
A intrometida gralha, configurada na palavra pergunta, ocupou lugar que pertencia ao vocábulo afirmação. E com tal pertença ler-se-ia: «A afirmação posta em título e na interrogativa até terá algo de incongruência, uma vez que relacionada com Pedro Passos Coelho que, (…)».
Por isso, com a devida vénia ao cronista Brasilino Godinho, eu leitor Brasilino Godinho, ousaria lembrar-lhe a conveniência de ser mais cuidadoso e atento a tudo quanto escreve.
Todavia, dando uma no cravo e outra na ferradura – como soe dizer-se - e para amenizar a acusação de desleixo aqui expressa, também admito a hipótese do cronista Brasilino Godinho ter sido contaminado pelo mal das confusões do seu criticado Pedro Passos Coelho; o qual, se receia que se propague como peste bubónica.
É de acreditar que o chefe do governo, Passos Coelho esteja agora festejando e comentando com os seus companheiros: afinal, não sou só eu que faço confusões… Até o cronista Brasilino Godinho as faz.
Verdade seja recordada que se alguma lição há que extrair deste deplorável acontecimento protagonizado pelo cronista Brasilino Godinho é que, sendo ser humano, não lhe assenta a aplicação do dogma católico da infalibilidade papal. Errar é próprio do homem e… da mulher e das crianças.
Finalmente, o leitor Brasilino Godinho está em condições de asseverar que o cronista Brasilino Godinho reconhece o erro, assume a inerente responsabilidade e se penitencia junto dos seus amigos leitores; sem deixar de fazer um aceno de saudação aos seus predilectos inimigos… E por que não, a estes e aos amigos da onça, lançar um manguito de negaças?...