Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

terça-feira, julho 28, 2015



Pedro Passos Coelho
duma cajadada mata 4 coelhos…

Um registo de: Brasilino Godinho

01. Ontem, segunda-feira, 27 de Julho de 2015, a Lusa, o Diário de Notícias, o Facebook e a Internet, deram informações noticiosas sobre a viagem - apresentada como oficial - de Pedro Passos Coelho aos Açores, na condição de chefe do governo e na qualidade de chefe do PSD (Partido Social-Democrático) que, ostensivamente, associou ao cargo governamental. Até, sobremodo, juntando o formal útil governativo, ao agradável partidário eleiçoeiro (claro que circunscrito ao PSD).

02. Para se dar referência e caracterização promíscua à jornada de Pedro Passos Coelho nos Açores, não é preciso alongarmo-nos em transcrições, relatos ou comentários.
Basta citar sucintamente alguns elucidativos factos narrados pelos órgãos de comunicação social referidos no início deste texto.
Ei-los:
Pedro Passos Coelho chega ao aeroporto de Ponta Delgada na noite de domingo, dia 26 de Julho, onde é recebido pelo chefe do Governo Regional dos Açores, Vasco Alves Cordeiro. 
   
       Foto: Tiago Petinga/Lusa
Passos Coelho e Vasco Cordeiro à chegada do primeiro a Ponta Delgada.
Uma foto sugestiva. Pois que Passos apresenta-se com as mãos a abanar, enquanto Vasco mostra ser Cordeiro manso, embora com olhar de desconfiado… Não obstante, o Coelho dá a ideia de estar convencido de que vai levar a carta a um tal Garcia alaranjado…

Na manhã de segunda-feira Passos Coelho teve um pequeno-almoço de trabalho com o chefe do governo açoriano.
Depois, almoça com militantes e simpatizantes do PSD na sede da Associação Agrícola da Ribeira Grande. Alguns jornalistas não se dispensaram de anotar que, nesse acontecimento gastronómico, Pedro Passos Coelho esteve presente na qualidade de líder do PSD.

Foto: Paulo Sampaio
Passos Coelho fotografado em Ponta Delgada. Parece que está cogitando sobre a mortandade coelhal causada pela sua cajadada. Ou, simplesmente, pensando na morte da bezerra? O que nem seria de estranhar numa terra de vacas leiteiras muito férteis…

No descritivo do programa oficial da visita de Pedro Passos Coelho é inserida esta expressiva nota: “é a primeira deslocação oficial de Pedro Passos Coelho à Região Autónoma dos Açores enquanto primeiro-ministro”.
Todavia, pelo que vai transparecendo da narrativa de viagem do primeiro-ministro aos Açores, vai-se radicando no público a imagem da triste figura que o presumido chefe do governo Pedro Passos Coelho faz de ajudante de campo, subserviente, discípulo e subalterno do obstinado chefe do Partido Social Democrata (PSD), Pedro Passos Coelho. Uma lástima!

03. Anatomizando os 4 coelhos atingidos pela cajadada certeira de Pedro Passos Coelho expomos os seguintes elementos:

1.º coelho: Passos Coelho, num mesmo tempo de 4 dias, trata com proveito de atingir 4 coelhos que tirou da cartola logo de seguida à festa de Chão da Lagoa, na ilha da Madeira.

2.º coelho: Passos Coelho, provavelmente, tira proveito pessoal de ajudas de custo e subsídios de marcha da viagem e estadia oficial nos Açores, na qualidade de primeiro-ministro e em exercício de funções. O que não aconteceria se fizesse a visita na simples condição de chefe do partido PSD; visto que as despesas estariam a cargo do partido ou dele próprio.

3.º coelho: Passos Coelho ostentando a qualidade de líder do PSD (Partido Social Democrático) aproveita a viagem oficial para acumular a dupla condição de chefe do governo e de chefe do partido. E com previsível maior impacto mediático para fazer propaganda eleitoral, no manifesto propósito de extrair proveito de votações favoráveis nas próximas eleições de 4 de Outubro de 2015.

4.º coelho: Passos Coelho procura passar a mensagem de que com a sua estadia nos Açores serão alcançados proveitos governamental e político/administrativo decorrentes dos contactos oficiais com as autoridades do arquipélago açoriano.
E, com tal quadro apresentado aos eleitores açorianos, dir-se-ia que seria o 4.º coelho o mais anafado e lustroso dos roedores visados durante a sua eleitoral passagem venatória pelo Arquipélago dos Açores.

Quatro mamíferos roedores, quais configurados aproveitamentos feitos, simultaneamente, em quatro das maiores ilhas açorianas (S. Miguel, Terceira, Faial e Pico) desde a noite de domingo, 26 de Julho de 2015 até a manhã de quarta-feira, 29 de Julho de 2015.

Conclusão lógica: Não há memória de um coelho de humana configuração anatómica matar 4 coelhos de uma cajadada. É um feito notável a merecer averbamento no Guinness Book…

Porém, tem cabimento a formulação de inocentes perguntas sobre a inquietante questão da promiscuidade expressa no envolvimento e confusão entre governo e partido e na utilização do horário oficial em actividades partidárias.
As perguntas são as seguintes:
1) A mortandade coelhal aqui descrita não impõe um controle das ajudas-de-custo e dos subsídios-de-marcha auferidos pelo chefe do governo, por parte do Tribunal de Contas? Umas e outros estão isentos do visto do mesmo tribunal?
2) A mortandade coelhal não despertará uma investigação da Procuradoria-Geral da República?
Fim