Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

quarta-feira, setembro 09, 2020

 

UM TEXTO SEM TABUS…

Brasilino Godinho

09 de Setembro de 2020

 

A NOTICIA QUE FALTAVA E QUE

VEIO ANIMAR A MALTA LUSA…

 

Verdade de Senhor De La Palisse e que ninguém ousará contestar: os portugueses estão tristes, sofredores e preocupados com a pandemia de um “vírus inteligente” que, talvez por o ser, veio baralhar todos os vaticínios das inteligentes duas senhoras da Saúde que, em Fevereiro deste ano, “garantiam” - com a maior desenvoltura - que ele não chegaria a Portugal.

 

Desgraçadamente, as damas, vedetas televisivas da SAÚDE, distraíram-se e não lhe fecharam as portas. E o vírus “inteligente” sem aviso prévio, um tanto deselegantemente e sem sequer esboçar tímido agradecimento às duas criaturas do género feminino, quais princesas da governança do País, entrou no território nacional e, de imediato, começou a devastação que se manteve e vai prosseguindo cada vez em maior profundidade.

 

Isto escrito para anotar o negro quadro de desolação que os portugueses contemplam com o credo na boca – o que é fácil de presumir numa nação muito religiosa e crente na sua fé.

 

E por escrever fé lembro-me que anda por aí dispersa e a fazer das suas maldades certa gente que augura tornar-se súbdita de Sua Majestade Britânica, Soberana do Reino Unido.

 

Por uma vez, a título excepcional vou ser indulgente com os anglófilos da minha especial antipatia.

 

Trago-lhes uma informação importante(…) que os deve encantar que recolhi num sítio da Internet e que me deixou deslumbrado e rendido ao seu elevado potencial de felicidade certamente sentida por quantos se contemplam no fascínio da corte britânica.

 

A fonte informativa deu a impressionante notícia de que a Rainha Isabel II e seu príncipe consorte, Filipe, tomaram uma decisão fantástica… vão mudar de residência palaciana.

 

É de supor que esta seja uma boa nova que terá sido muito festejada pelo povo britânico e agora acolhida com entusiasmo patético pelos seus adoradores portugas dispersos pelas Avenidas Novas de Lisboa e pela Linha de Cascais.

 

Para mim e para muitos portugueses desafectos à evangelização inglesa, tão interessante facto(…) e sobremodo extraordinária, correlativa notícia, vieram proporcionar demonstração do alto nível (de futilidades) da informação jornalística(…) que se faculta ao público; neste caso, associando-lhe a possibilidade aos leitores dos desfrutes de um momento de pilhéria, de ataque de riso e de algum apropriado e oportuno sarcasmo, numa altura em que todos nos encontramos constrangidos.

 

Preto no branco, creio que esta vocação da monarquia britânica ser um ancestral regime de natureza parasitária; proporcionar cenas chocantes, por vezes obscenas; atitudes bizarras, escândalos sexuais; e também exibir paradas espectaculares da guarda do Palácio de Buckingham; coisas e loisas que entretém os ingleses, alegram o povoléu, são gáudio de grupos fanáticos e divertem turistas fáceis de satisfazer, constituirá a folclórica razão de ser da sua anacrónica existência.


Claro que, como agora sucedeu, Sua Alteza e seu altíssimo cavaleiro, com sorte de real acompanhante das caçadas reais, sentem necessidade de, vez em quando, darem um ar de graça, das suas ociosas existências. Dir-se-á ser um vício. Mas ninguém ignora que a ociosidade sistemática é a mãe de todos os vícios.