Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

terça-feira, setembro 08, 2020

 

O FACEBOOK TRAZ-ME A RECORDAÇÃO

REEDITO

ACTUALIZANDO A REFERÊNCIA À IDADE

 

270. Apontamento

Brasilino Godinho

08-9-2019

 

 

PECADOR, ME CONFESSO

 

EXTRATERRESTRE? NÃO!

TERRESTRE VULGAR DE LINEU? NÃO!

TERRÁQUEO INVULGAR, COM

DEFEITOS E QUALIDADES? SIM!

 

Pessoas amigas e leitoras assíduas dos meus escritos, decerto surpreendidas com algumas facetas da minha vida, de vez em quando, numa altura em que o rei da parada da paródia, adrega de fazer anos, interrogam-se se não serei um extraterrestre.

De pronto, quero deixar claro que não me revejo em tal condição… Para que amigos e leitores espalhados por Portugal e diversos lugares do planeta Terra não continuem importunados com tamanha e assustadora dúvida tenho a honra, o prazer e a vaidade de os informar que sou natural da cidade de Tomar, onde nasci na madrugada do dia 25 de Outubro de 1931, salvo erro cerca das 6 horas e dela me ausentei no ano de 1951.

Por sinal, nesta altura, sou praticamente desconhecido na terra onde nasci. A cidade, a autarquia e a esmagadora maioria dos tomarenses estão-se nas tintas para com Brasilino Godinho. Infelizmente, a cidade tem tradições de desprezar os seus naturais. Dada essa característica do meio ambiente tomarense é com resignação, direi olímpica, que encaro o desprezo de natureza nabantina. Apraz-me informar que retribuo o desprezo com imenso carinho pela terra que me serviu de berço e onde os meus saudosos pais me criaram com inesquecível desvelo.

Hoje, tenho pouso definitivo e agradável na cidade de Aveiro; a qual, me proporciona a possibilidade/satisfação de, sem canseiras e gastos de busca, facilmente adquirir Ovos-Moles e me deliciar a degustá-los. O que me traz a recordação das deliciosas Queijadas de Cristo (com miolos de amêndoas e ovos) de fabrico caseiro, da casa familiar dos meus avós paternos radicados na Pedreira.

Mais fiquem sabendo amigos, leitores, amigos da onça, alguns inimigos e invejosos, que estou razoavelmente acomodado na cidade dos canais.

 

02. Feita no precedente primeiro parágrafo alusão à pretensa hipótese de minha origem em desconhecido planeta, pensará o leitor que ela “trará água no bico”. E pensa bem!

Explico-me:

Contarei no próximo mês de Outubro 89 anos de idade. Uma longa vida preenchida de um vasto e multifacetado curriculum-vitae. Factos, circunstâncias, acontecimentos múltiplos e variados, compõem o meu percurso de vida octogenária. Ele, repleto de invulgaridades que, de algum modo, caracterizam a pessoa de Brasilino Godinho e são a sua pública imagem de marca, largamente divulgada por todo Portugal, Brasil, Moçambique e outros países.

Entre todas as destacáveis referências brasilianas sobressai o percurso universitário iniciado em 20 de Outubro de 2008 e terminado a 05 de Julho de 2017, com a obtenção dos cursos de Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas e Doutoramento em Estudos Culturais.

Porque muito conhecidas as fases da minha vida não me alongarei mais, visto que julgo ter indicado aspectos essenciais que denotarão claramente que sou um terráqueo e nessa condição me contemplo orgulhoso q. b.; embora admitindo que não sou um terrestre vulgar de LINEU…