Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

sexta-feira, agosto 28, 2020

 

491. Apontamento

Brasilino Godinho

28/Agosto/2020

 

INVULGAR METAMORFOSE

DE CURTA DURABILIDADE

 

01. As conferências de imprensa diárias das senhoras da Saúde sobre a Covid-19, transmitidas pela Televisão, não têm sido visionadas por mim.

Não me suscitavam interesse pelo tema tratado em termos de rotina monótona, por serem realizadas em ambiente algo soturno, pela ambiência cinzenta e descolorida que lhes era associada pelas figurantes intervenientes, a par das equívocas prestações facultadas aos espectadores. Umas coisas e outras, foram causas de me ter desinteressado delas. Para observação de tristezas e de lhes sentir os nocivos efeitos já basta o espectáculo diário do circo político e o terrível drama que decorre da pandemia Covid-19.

02. Esta tarde, por mero acaso, e pela Internet, deparou-se-me a visão de reportagem sobre recente conferência realizada no Ministério da Saúde. A primeira reacção foi de não acreditar no que estava vendo projectado defronte dos meus olhos. Interrogava-me: será possível? Estarei a ver bem? Será cena da Quinta da Atalaia e as camaradas estão anunciando programa da festa do PC? Cena filmada em gabinete da ONU? Encontro de credenciadas e graciosas secretárias do presidente da Câmara Municipal de Lisboa a anunciar as ornamentações de Natal nos Largos da Câmara, do Rato, de S. Bento e do Caldas?

Assim, naqueles breves instantes, divagava a minha mente. Até que firmando bem a vista finalmente se fez luz: dei-me conta de que era a Dr.ª Graça Freitas, directora-geral de Saúde. Incrível! Fiquei paralisado! Estupefacto! Um pouco comovido, por que pateticamente deslumbrado.

03. Que linda, naquela conferência, se apresentou a senhora, que tantas vezes venho criticando e ali fazendo jus ao nome GRAÇA. Trajada com elegância, bonito penteado, brincos de refinada escolha e esbelto, remoçado, fácies a condizer.

Movimentação suave de mãos com discreta e harmoniosa elevação de braços em conjunção com um falar pausado; membros inferiores cruzados denotando apreciável pendor para exposição de pose artística. Um todo corporizado num encanto! Uma conjunção extraordinária!

04. E tão grandiloquente, que fiquei extasiado e… entusiasmado.

De tal jeito ou dimensionamento que, se estivesse por perto, até arriscaria transgredir a regra do distanciamento físico para lhe dar uma respeitosa, atrevida e repenicada beijoca.

Parabéns à Dr.ª Graça Freitas!

05. Como admirador que sou do belo sexo, não podia desperdiçar a oportunidade de saudar a senhora que em hora de desgraças da sociedade, teve a feliz ideia de remoçar a sua pessoa, torná-la atraente e um regalo para a vista de quem muito preza a beleza feminina.

06. Quanto às eventuais críticas brasilianas, incidindo sobre os tratos que a DGS dá ao coronavírus elas seguem … oportunamente.

 

NOTA INFORMATIVA

Há instantes, prestes a publicar este 491. Apontamento, por mero acaso, deparou-se-me a imagem da conferência de hoje efectuada no Ministério da Saúde. Nela, infelizmente, a Dr.ª Graça Freitas apresentou-se descuidada no traje e no penteado.

A contragosto, logo tive que alterar o título da presente peça escrita.

 

Se houvera seguido a referida reportagem televisiva de hoje não teria escrito o precedente 491. Apontamento, de saudação à metamorfose que fora operada na figura da Dr.ª Graça Freitas – que, pelo visto, foi Sol de pouca durabilidade.

Caso para ter admitido cuidado e prevenção na formulação do juízo, segundo o adágio: “Quando a esmola é grande o pobre desconfia”…

Minha frustração…

Enfim: Um desperdício de feitiço!

Lamento!