Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

sábado, agosto 22, 2020

 

SIMPLES QUANTO ISTO

SE QUEREM CONHECER

NÃO FUJO À QUESTÃO!

 

PARTE I

INTRODUÇÃO

 

Brasilino Godinho

22/Agosto/2020

 

O acto de escrita da lavra de um escritor é, geralmente, prática correntia. Decorrente à cadência, sujeição e semelhança das impositivas obrigações quotidianas, de todo imprescindíveis na regular e saudável vivência do cidadão.  

Também exercício solitário, de introspecção e encontro de si próprio e, algumas vezes, reflexo de impulsos externos.

Mas sempre subjacente a necessidade de se exprimirem sensações, pensamentos, opiniões, informações, comentários, descrições e análises, que se querem transmissíveis aos leitores.

Estabelecido esse nexo, sedimenta-se uma relação de proximidade e de relativa cumplicidade entre o escritor e o público em geral e em particular com cada leitor.

Daí, e dependendo da sensibilidade do escritor e do seu poder de influência que vai exercendo na captação do interesse do leitor pela obra e pela sua pessoa, às vezes acontecem interessantes epifenómenos de inusitada curiosidade e aproximação cultural ou mesmo de grande cordialidade.

Pela parte que me diz respeito assinalo que, ao longo das dezenas de anos de actividades de escrita, têm sido relativamente frequentes as observações e perguntas sobre a circunstância de não ser colaborador de jornais nacionais; pois que os interpelantes neles desejariam ter acesso de leitura a crónicas de opinião da minha autoria.

Sempre que ocorreram essas abordagens, respondi com o devido esclarecimento.

Ultimamente, talvez por em 2012, 2013, 2017, 1018, ter passado a ser figura pública, com notoriedade adquirida através do relevo que jornais, revistas, rádios e televisões nacionais e estrangeiras, deram aos factos de ter sido caloiro universitário em Outubro de 2008, alcançado Licenciatura em 2012 e obtido Doutoramento em 2017, com boas classificações; passei a ser mais assediado nas interpelações sobre a história do ostracismo jornalístico com que, acintosamente, sou contemplado em sede nacional.

Devido a este circunstancialismo e por me aperceber que há bastante gente curiosa em conhecer detalhes sobre ele, entendi não fugir à questão.

E aqui me apresento portando a apropriada bagagem.

(Continua na PARTE II Por motivo de espaço, esta crónica é dividida em três partes.