Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

sábado, agosto 29, 2020

 

492. Apontamento

Brasilino Godinho

29/Agosto/2020 

 

SE OUTRO FOSSE O

PORTUGAL DE HOJE…

 

ASSIM, COM TAL MODELAÇÃO,

OUTRO GALO CANTARIA E OS

VÍRUS UM AR QUE LHES DAVA

 

 

Portugal é Estado/Nação dos mais antigos da Europa – o quinto por ordem cronológica (San Marino 301, Dinamarca 958, Austria 976, Hungria 1000, Portugal 1139). É detentor de um passado histórico de relevante importância. Nos séculos XV e XVI foi uma grande potência à escala mundial. Criou um vasto império.

 

Nos últimos séculos decresceu de importância geopolítica e hoje está reduzido ao território continental e às ilhas atlânticas da Madeira e Açores; mantendo, embora, sobrevalorização geoestratégica, política, cultural e alguma económica que lhe é conferida pelo seu património multiforme e pela reputação de seriedade e de modelo de funcionalidade politico/administrativa que desfruta no seio da Europa e no âmbito da ONU (Organização das Nações Unidas).

 

Outrossim, um país localizado no extremo ocidental da Europa e da Península Ibérica, com invejável situação geográfica, uma vasta costa atlântica e mediterrânica dotada de portos que proporcionam apreciáveis movimentações de pessoas e mercadorias de e para os mais diversificados destinos dos cinco continentes.

 

Mantém uma extensa área marítima que é das maiores à escala universal que lhe proporciona um manancial de riqueza piscatória. Está possuído de um grande parque florestal bem cuidado e melhor preservado que, normalmente, não é atingido pelos fogos florestais e que dele beneficia em termos ambientais e económicos.

 

Nele prevalecem uma desenvolvida agricultura, e prósperas produções pecuárias, pomares, olivais e vinhas, que constituem fontes de rendimento com elevada predominância na economia.

É muito abrangente a produção de vinhos e aguardentes de boa qualidade e largamente apreciada, internamente e nos países importadores, a mundialmente famosa bebida designada Vinho do Porto. Igualmente muito apreciados o Vinho da Madeira e o Vinho do Pico – este ressurgindo no mercado a fazer lembrar o tempo áureo da sua exportação para a Rússia onde, pelos Czares, era muito preferido.

 

O país está dotado de parque industrial que abrange rentáveis instalações fabris de laticínios, de metalurgia, de velocípedes e de veículos ligeiros e pesados.

Tem vastas reservas de diferentes minérios com assinalável influência na balança de pagamentos.

A sobressair neste quadro de requisitos socioeconómicos a existência de bem apetrechadas frotas marítima e aérea (TAP).

 

Ampliam-se à cadência anual a exploração turística e os equipamentos hoteleiros e de restauração.

 

A Bolsa de Lisboa é das mais reputadas da Europa - o que é surpreendente, porque localizada num pequeno país de limitada operacionalidade financeira, muito diferente da Bolsas de Nova York e de Londres.

 

No território português, sua área comercial, houve ensejo e empenho em criar condições de manutenção e prosperidade dos estabelecimentos de retalho tradicional, a par do funcionamento progressivo das modernas instalações de grandes cadeias internacionais (supermercados e hipermercados) espalhados por todo o país.

 

Têm sido extraordinários os avanços tecnológicos e científicos em vários sectores da Ciência, nomeadamente, em Informática, Biologia e Nanotecnologia.

 

Nos domínios da Educação e Ensino, preenchidas as condições básicas de instalação e de pleno funcionamento, as escolas e as universidades facultam um ensino de qualidade e de elevado aprimoramento da educação; factores decisivos de progressão social que muito se creditam como instrumentos de consistente formação das futuras gerações que serão o orgulho do País e auguram um brilhante futuro da sociedade portuguesa.

 

Uma promissora perspectiva de que já se vão colhendo louros, bem notórios nos elevados índices de literacias funcional e cultural de que a maioria dos nossos jovens vêm dando sobejas provas e que muito gratificantes se tornam para alimentar o nosso fervor pátrio.

 

No capítulo do Direito e da Justiça prevalecem a boa aplicação das leis e princípios e o quase perfeito funcionamento das instituições judiciais e policiais.

 

As forças armadas bastante apetrechadas de equipamentos militares zelam com afinco a fiscalização e defesa das águas que integram a zona exclusiva de pesca e as arribas das costas atlântica e mediterrânica. Felizmente que já não são mobilizadas para missões de combates antiterroristas na África.

 

Para além dos atributos de Portugal referenciados nos precedentes, assinale-se a circunstância de Portugal ter um regime democrático que se representa modelar no seio da Europa. Nele se pratica a POLÍTICA na sua lídima expressividade e uma administração pública impoluta que se mostra vigilante e apta a penalizar fortemente a corrupção sempre que ela emerge ou é praticada por gente desonesta.

Por isso, é geralmente atribuída a Portugal a honrosa classificação de o país singularmente não corrupto da Europa e mesmo do Mundo.

 

Mais acresce o seguinte: Mercê de uma sã política financeira e eficaz orientação na área de segurança social, a população portuguesa desfruta de bom nível de vida à semelhança dos melhores padrões de países como o Luxemburgo, a Dinamarca, Suécia e Suíça.

 

Portugal dispõe de equilibrada balança de pagamentos e sobreleva o facto de que não tem quaisquer dívidas: interna e externa.

Além disso, dispõe de avultadas reservas de ouro e de divisas: dólares, euros e libras – estas, bastante importantes numa altura em que sucedeu o “Brexit” da nossa infiel aliada…

 

Também de assinalar que o Estado português, em data recente, despertou da letargia que mantinha há dois séculos (desde 1815), pressionou a monarquia espanhola e conseguiu reaver a soberania sobre Olivença.

 

ESTE SERIA O COMPÓSITO QUADRO DE PORTUGAL QUE MUITOS PORTUGUESES AGORA DESEJARIAM VER AFIXADO NO SIMBÓLICO FRONTISPÍCIO DA PÁTRIA PORTUGUESA.

 

INFELIZMENTE, NÃO É!

E NO LUSO TERRITÓRIO

ESTÁ TUDO DO AVESSO!

(Continua no 492/A Apontamento)