Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

domingo, abril 26, 2020


A BRASILIANA CRIATURA FACE AO
MAGNIFICENTE ETERNO FEMININO
(Continuação)

Parte V  
Por Brasilino Godinho
(26 de Abril de 2020)
A minha ida para a cidade de Ponta Delgada, Açores, para onde embarquei no dia 7 de Maio de 1954, a bordo do paquete Carvalho Araújo, acostado à Doca de Alcântara, Lisboa, e a cujo porto cheguei a 11 do mesmo mês, a fim de tomar posse do lugar de desenhador da Direcção de Urbanização dos Açores, constituiu um inesquecível acontecimento pessoal com extraordinárias consequências na minha vida.
Eureka!!! Logo, três dias depois da chegada proporcionou-se-me o ensejo de conhecer a linda jovem micaelense Luísa Maria Albernaz Tápia.
Perante mim, no Largo 16 de Março, na cidade de Ponta Delgada, à varanda de uma janela do palacete/residência do seu idoso padrinho Albernaz (que era o seu lar partilhado com a mãe, D. Mariana Albernaz, visto que era órfã de pai, Luís Tápia, falecido quando ela tinha um ano de idade) fronteiro lateral ao edifício de apreciável traça arquitectónica, sede da Junta Geral do Distrito de Ponta Delgada, surgia Luísa Tápia, a encarnação viva, brilhante, magnífica, deslumbrante, arrebatadora, do ETERNO FEMININO.
Ocorreu um ver-te e amar-te intensamente…
Na segunda-feira seguinte, na rua de ligação ao Largo 16 de Março que cruza com a Rua de Lisboa e tem continuidade pela via de acesso aos Arrifes, a poucos metros de distância da sede do Diário dos Açores, encontro a jovem e… zás! Resolutamente, sem perdas de tempo e oportunidade, dirijo-me a ela, identifico-me e lhe faço declaração de muito apreço e do meu firme desejo de a namorar e muito a estimar. Respondeu-me que iria pensar e ouvir a opinião da mãe. Talvez dois dias após veio a resposta de que iriamos experimentar.
E a experiência ocorreu precedida de uma condição colocada pelo Brasilino, com o seu quê de insólita para o meio micaelense: jamais o namoro se faria com o tomar de “gargarejo”; isto é: efectuado com ela à janela do 1´º andar e o Brasilino especado na rua, junto à parede. O namoro iria decorrer passeando nas ruas ou sentados num jardim público. Da parte da jovem nenhuma objecção.
Porém,,, houve atitudes de estranheza e censura a que aludirei a seguir. Antes de isto anotar importa explicar a minha razão determinante de o namoro não se processar nos termos tradicionais: quer no Continente, quer nos Açores.
Explico: desde miúdo que achava esquisita essa forma de namorismo. E a partir dos primeiros anos de adolescência me impus como norma de procedimento em termos da arte de namorar que nunca por nunca ser ou acontecer a praticaria de “gargarejo”. Dela dei conhecimento à Luísa que compreendeu e a aceitou firmemente.
Entretanto, decorria o namoro há um mês e picos, e um dia ela traz-me a agradável notícia de que a mãe e o padrinho aceitavam que ela, Luísa, namorasse o Brasilino Godinho. Fiquei agradavelmente surpreendido e muito satisfeito. Pergunto-lhe: “o que justifica essa decisão?”
Estávamos chegando ao Jardim do Colégio, junto ao monumento glorificando Antero de Quental e ela diz-me: é altura de nos sentarmos – o que fizemos no banco situado junto ao monumento anteriano (anexo a respectiva foto).
E de pronto, relata: O meu padrinho Albernaz tomou a iniciativa de escrever uma carta ao Presidente da Câmara Municipal de Tomar (major Fernando de Magalhães Abreu Marques e Oliveira) a solicitar informações sobre ti. E as informações que chegaram, por carta pessoal do senhor presidente, eram muito boas. Pelo que o meu padrinho, aliviado, me chamou e disse que poderia continuar a namorar-te. E a minha mãe concordou.
Importa informar que o Senhor Albernaz tinha objectivas razões para tal iniciativa; visto que na condição de padrinho de uma menina órfã de pai lhe competia zelar pela segurança e futura da afilhada. Acrescia o facto de ainda à época prevalecer em S. Miguel, grande desconfiança, amargura e repulsa, pelos comportamentos de bastantes soldados expedicionários, radicados na ilha durante o período da guerra de 1939/45, que traíram a hospitalidade que lhes era concedida por muitas famílias e abusaram sexualmente das jovens que, ingenuamente, acreditavam nas promessas de casamento e de folgada vivência “em Lisboa”.
Namorámos dois anos e celebrámos casamento no dia 8 de Junho na Basílica de Fátima.
(junto foto da cerimónia de assinatura da acta).
Durante o namoro apreciei sobremaneira a beleza física, as qualidades de carácter e a forte personalidade da que veio a ser a eleita do meu coração e companheira de 51 anos de vida conjugal; confirmando no matrimónio todos predicados que percepcionara numa fase que, segundo os hábitos micaelenses, correspondia a noivado. Pois que a partir do início do namoro se ficava automaticamente noivos.
Tal tradição tinha a sua graça e não me senti minimamente agastado ou apreensivo com esse entendimento, tido usualmente no seio da sociedade açoriana. Aconteceu até que ambos nos divertíamos com a situação e com o falatório que foi acontecendo sobre o nosso namoro ou melhor dizendo: sobre a apressada classificação de noivado. É que acontecia frequentemente que pessoas conhecidas ou amigas da mãe da Luísa chegavam junto dela e diziam-lhe: Mariana, a tua filha anda a namorar pelas ruas e jardins um continental que às tantas regressa a Lisboa (naquela época Portugal continental era, em linguagem coloquial, citado como Lisboa) e ela fica aí perdida para tia. Nenhum rapaz a vai querer. Que pena! E logo uma menina tão bonita e muito prendada.
Claro que as amigas da onça e mulheres do soalheiro terão ficado frustradas por não se terem concretizado os seus amargos vaticínios.
Pela parte do casal Brasilino da Costa Godinho e Luísa Maria Tápia Godinho deu-se doação mútua, profundamente amorosa, e se geraram dois filhos que educados foram em termos de serem cidadãos conscientes, prestáveis e compenetrados dos sãos princípios que regem a harmonia da vida pessoal e da vivência colectiva; pois que neles será plena a assumpção dos deveres da cidadania.
E não deve, neste relato, Brasilino Godinho omitir o que sua adorada Luísinha, que tratava carinhosamente por Ninnins Pequeninis, dizia muitas vezes: dou graças por te ter como marido que, também, para além disso, tem sido o pai que não conheci, o afeiçoado companheiro, o dedicado amigo, o atencioso amante, o inspirado conselheiro.
Assim, tão expansiva e revelando o que retinha no seu imo, LUÍSA, ser único, criatura MULHER, na plenitude da sua imensa GRAÇA, que em si própria, a cada instante, consagrava a sublime configuração do ETERNO FEMININO, expressava de forma singela e muito eloquente aquela lisonjeira apreciação que precede e que tão atenciosa, ternurenta e reverentemente entendia dispensar ao Brasilino, seu terno companheiro de 51 anos  e demonstrava a sua nobreza de carácter – o que ainda hoje por ele é recordado como a mais reconfortante dádiva que ela lhe poderia oferecer e que lhe está perenemente gravada na alma, deveras agradecida.
(Continua na Parte VI)

ADENDA
Reitero: tenho grande respeito por mim mesmo. O que é condição básica para respeitar o próximo e os leitores e que cumpro escrupulosamente.
Por isso, não posso, aqui e agora, omitir o que me acaba de acontecer.
Escrevia as duas últimas linhas do precedente texto e de-repente fiquei emocionado. E as lágrimas começaram a rolar pelas faces.
A última vez que chorei o passamento da minha mulher a 02 de Junho de 2008, foi no dia 30 de Setembro de 2008.
Provavelmente, haverá alguém que dirá: fraqueza do Brasilino Godinho.
Se assim considerada esta minha reacção emotiva; ASSUMO-A!
Não quero ser classificado de super-homem…
Apesar de ter sido marido de SUPER-MULHER!