Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

terça-feira, abril 21, 2020


409. Apontamento
Brasilino Godinho
21/Abril/2020

O LATENTE PERIGO DA PRECIPITAÇÃO
EM ALIVIAR MEDIDAS DE EMERGÊNCIA

01. O que está acontecendo com a precipitação em aliviar as medidas de isolamento das pessoas e afastamento social por causa da Covid-19, faz-me lembrar as derrocadas de edifícios e pontes em Portugal. As autoridades, geralmente, são advertidas do estado de perigosidade e dos indícios de repentino desmoronamento, mas não ligam, nem agem no sentido de providenciarem oportunas providências de segurança de pessoas e bens. Dão-se as derrocadas e os estragos e depois sucedem-se as lamúrias. Mas a culpa morre solteira – como aconteceu há anos com a Ponte de Entre-os Rios e com um viaduto de peões, em Lisboa, que foi abaixo por ter havido um violento embate de uma borboleta com o tabuleiro, conforme comunicação de um engenheiro lisboeta… 

02. Quando ocorreram os primeiros casos de infectados pelo coronavírus a Direcção Geral de Saúde assobiou para o lado, precedendo um mês antes com a afirmação de que a epidemia se desenrolava na China e que não era expectável que chegasse a Portugal.
O que passadas escassas semanas veio a suceder em Portugal evidenciou a negligência, a sobranceria bacoca e a falta de nítido e transparente sentido de responsabilidade de quem detinha a superintendência do sector da Saúde em Portugal. Ao correr do tempo vieram as incríveis contradições sobre o uso e não utilização das máscaras, escamotando a grande falta delas nas instituições hospitalares e no mercado, pondo em perigo as vidas de médicos e enfermeiros – centenas foram contagiados.

03. Como se tal lista de falhas e anomalias perniciosas não fossem suficientes e não justificassem maiores cuidados de prudência na actuação das entidades envolvidas no combate ao vírus, está anunciado que, a partir da próxima semana, serão reduzidas as medidas de isolamento e de afastamento social. Tem-se a percepção que é precipitada tal orientação, visto que a pandemia se mantém com elevada intensidade.
E tal propósito vai ser concretizado apesar da advertência da OMS, transmitida ao governo português, para que tome em atenção que é cedo para abrandar o ritmo e a relativa eficácia das medidas de contenção que têm prevalecido no corrente período de emergência nacional.

04. Aliás, aos governantes portugueses as variáveis situações da pandemia à escala mundial nem lhes incutem mínimas preocupações quanto às hipóteses de em Portugal haver repentinos agravamentos da Covid-19 e de enveredarmos por um ciclo infernal de regressão e de progressão da pandemia.
Isso aconteceu na China, na Coreia, no Japão, em Singapura.
Hoje a VISÃO traz-nos a informação seguinte:
Covid-19:se O caso da ilha japonesa de Hokkaido, que há um mês voltou à rua e agora teve de voltar para casa.
A orientação que o governo está seguindo de, precipitadamente, reanimar as circulações de pessoas pelas ruas, praças, jardins e de reabrir comércio, escolas e universidades, constitui uma ameaça de repetição daquilo que já vem acontecendo em várias regiões do mundo.

05. Bastante preocupado com tudo isto de facilitismo excessivo das autoridades, temo que se esteja à espera de que uma alta entidade da hierarquia do Estado seja contagiada pelo terrível vírus corona, para então o governo se lançar vigorosamente, com determinação, persistência e objectividade, no rigoroso combate ao virulento agente dizimador da população.

Resta saber se haverá dinheiro para custear as inerentes despesas. Pois que prevalece no campo governamental uma autêntica orgia despesista; manifesta com elevado número de obras, concertos, contratações, indemnizações avultadas, reformas milionárias, e realizações várias, de muitos milhões de euros. Numa fase de pelintrice nacional, pasma-se com tantas exuberantes, espaventosas, manifestações de pretenso novo-riquismo…

P. S. Notícias de última hora :

- "O pior ainda está para vir". OMS avisa que poucas pessoas desenvolveram anticorpos contra Covid-19.

- “Portugueses estão a relaxar o confinamento.”