Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

domingo, abril 26, 2020


A BRASILIANA CRIATURA FACE AO
MAGNIFICENTE ETERNO FEMININO
(Continuação)

Parte IV  
Por Brasilino Godinho

01. O SER da GENTE é parte intrínseca e identitária de quem é pessoa.
E tão introrsado o SER é na humana criatura que - naturalmente ou por mais artifícios a que ela recorra para iludir intenções ou aparências do que quer que lhe seja agradável ou vantajoso -de se evidenciará face a ela própria ou no seio da comunidade onde se encontra integrada.
Afinal, trata-se de um conceito que, em sede das faculdades de alma, enraíza no âmbito e abrangência dos valores da Moral, da Ética e da Educação que contribuem decisivamente para a formação da personalidade e a esta lhe confere a ímpar expressividade do seu carácter. ´
Da natureza e graus de posse ou de ausência dessas componentes de espírito do indivíduo, assim dependerá o aprimoramento ou deficiência da sua específica condição de ser humano qualificado ou desqualificado membro da sociedade. Igualmente condicionada a aceitação e credibilidade, ou descrédito e rejeição, do seu exercício de cidadania no seio da sociedade.
Daí que decorram as comuns observações a quando se formula um juízo sobre alguém conhecido e seu ocasional procedimento objecto de avaliação: é pessoa de caráter; pessoa de Bem; é a sua maneira de ser (em sentidos positivo ou negativo); tem personalidade vincada; ele ser GENTE! Quando o sujeito difere destes qualificativos as apreciações condizem com as atribuíveis suas específicas facetas negativas.

02. Este desvio narrativo veio na sequência da inquirição constante na Parte III, do texto A BRASILIANA CRIATURA FACE AO MAGNIFICENTE ETERNO FEMININO, sobre o que se representa do SER da GENTE e anotava a indicação de que me permitia expressar, em linguagem poética, o meu entendimento sobre tal matéria – o que foi concretizado.
Ao iniciar a escrita da presente Parte IV, entendi que devia acrescentar algumas considerações suplementares e introdutórias à descritiva correlação do SER da GENTE com o magnificente ETERNO FEMININO.
E de imediato evoco o episódio da redacção sobre a personalidade da elegante, bela e fascinante professora Luísa, anteriormente narrado.
Tratou-se de uma ocorrência que realça a importância de ser GENTE (apesar de criança de onze anos) e demonstra invulgar coragem e a plena capacidade de exprimir o que se recata na alma e de assumir-se a plenitude das responsabilidades e a grandeza moral de se ser igual a si mesmo, sem temores e cobardias.
Por outro prisma a professora, a seu modo, também expressou a modalidade da sua condição de SER GENTE.
Outra manifestação de factores decorrentes da importância de se SER GENTE, está referida, antecedentemente, em relação à senhora que dispensou a Brasilino Godinho deferência e confiança; o que bastante útil lhe foi para conseguir resolução para uma questão complexa.
Igualmente, neste caso, ressalta a importância de se SER GENTE.
Ficam, neste escrito assinalados casos demonstrativos da importância que ao SER DA GENTE deve ser dispensada. Igualmente apontada a necessidade do aprimoramento do ego enquanto entidade consciente – o que poderá ser facilitado através da boa e contínua prática de higiene da alma. 

03. Há ainda que acrescentar a correlação do circunstancialismo de SER GENTE num contexto de entrosamento com o ETERNO FEMININO.
O ETERNO FEMININO é, inegavelmente, a condição específica e magnífica do SER GENTE em versão do género feminino.
Tal SER GENTE, configurado na MULHER. Um ente de singular compleição física e espiritual que sobreleva de grandeza, de encanto, de esplendor. Um cativante, nobre, extraordinário e belíssimo ornamento da Natureza.  
Com tal poder de brilho, irradiação e de sedução, a MULHER capta a admiração e o deslumbramento do SER GENTE que, na masculina figuração, bem ilustre, dignifique e represente a espécie humana.

Obviamente, que perante a existência inolvidável do SER GENTE, qualificado e resplandecente ETERNO FEMININO; o SER GENTE, persistente e atento admirador /venerador do belo sexo, Brasilino Godinho, sentiu forte impulso de render a devida homenagem à MULHER, celebrando o ardente fascínio que nele exerce.

Proclamo:
HONRA E GLÓRIA AO ETERNO FEMININO!
(Continua na Parte V)