Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

quarta-feira, novembro 20, 2019


324. Apontamento
Brasilino Godinho
20/Novembro/2019

O FASCÍNIO DA DESIGUALDADE SOCIAL
E O
PESADELO DA DESIGUALDADE  SOCIAL

01. Em Portugal há zona seleccionada onde se concentra uma fauna de humanos, ditos racionais, que vivem nas suas “sete quintas” por disporem de rendimentos milionários.
É o caso paradigmático de um administrador bancário que, neste ano, tendo o seu banco um prejuízo de 1 412 000 000 (mil quatrocentos e doze milhões de euros) obteve o aumento de 30% no ordenado, recebendo agora 382 000 (trezentos e oitenta e dois mil euros).

02. Em Portugal, no terreno pantanoso da desgraça nacional, existe uma fauna de humanas criaturas que levam uma vida acabrunhada, infeliz e penosa, auferindo o fabuloso(…) ordenado mínimo nacional de 600 (seiscentos euros) e que agora vai ser aumentado para 635 euros.

03. Assim conectada a desigualdade social entre o bancário que nela se revê jubilosamente e agrega sentir de fascínio e os inúmeros cidadãos que nela se revêm amargamente e com pesadelo.

Este é o quadro negro estampado no placar da República dos governantes e políticos que temos tido por sorte malvada…

A maioria dos quais, conjuntamente como os “donos disto tudo", já têm lugar marcado na História de Portugal como malfeitores que desgraçaram a Nação e promoveram o morticínio de muitos portugueses; os quais, sucumbiram pelas péssimas e muito graves condições de vida que lhes criaram e decorrentes de agressivas medidas que implementaram na sucessão das legislaturas.

Nota: A propósito e como amostragem confirmativa do que escrevo, aponto o que se passa com inúmeros portugueses que acorrem ao Serviço Nacional de Saúde. Necessitados de intervenções cirúrgicas milhares de doentes estão anos aguardando, em listas de espera, que lhes sejam marcadas as datas de efectivação das mesmas. Entretanto, muitos morrerão. E será forma prática de ir diminuindo as inscrições nas referidas listas.
Acrescento, que dessa fatídica mortandade nunca são feitas estatísticas.