Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

terça-feira, novembro 19, 2019


323.Apontamento
Brasilino Godinho
19/Novembro/2019

ESTÁ CONSAGRADO O ESQUEMA
DE ENRIQUECER RAPIDAMENTE…

Mas não é aplicável a toda a gente. Está concebido para pardalada fina e atrevida que convive fraternalmente com aqueles senhores cinzentos de que falava o falecido político e professor de Direito, Doutor António de Sousa Franco e que são os famosos e anónimos donos disto tudo. Indivíduos que não dão a cara mas que se movimentam no círculo que delimita a quadratura subterrânea onde se acolhem com aprazimento e vultosos proventos - que, para eles, são possibilidades absolutas.

O esquema, que aqui é foco da minha presente informação, reporta à forma expedita como certos pardais saltitantes - melhor dizendo: certos indivíduos, de apurada esperteza -  conseguem, rapidamente e em força, obter o estatuto de milionários ou de possuidores de grandes fortunas. Basta que, devidamente recomendados pelos acinzentados senhores, sejam nomeados para os cargos de presidentes e membros dos conselhos de administração dos Bancos.

Uma vez na posse dos lugares não têm que exagerar na aplicação da eventual e incómoda ideia de bem gerir as instituições. Os exercícios dos cargos faculta-lhes as possibilidades de auferirem avultados vencimentos e mordomias; mesmo que, nas instituições que mal administram, se verifiquem dificuldades financeiras e se acumulem prejuízos de milhões de euros.

O que é facilitado pelo facto de que as primeiras medidas que tomam é de fechar agências e despedir centenas de funcionários bancários. Assim, obtém-se enormes reduções de despesas com encargos de pessoal e manutenção funcional das agências. E as verbas de tais poupanças servem, às maravilhas, para serem, no fim do ano, distribuídas pelos administradores; usando o expediente de aumentar-lhes os vencimentos, conceder-lhes gratificações e outras regalias; para as quais, não lhes faltam imaginação, grande propensão, forte vontade e oportunidades na concepção e concretização.

Dá-se até a circunstância de, nalguns bancos falidos ou em vias de falência, os presidentes e membros dos conselhos de administração continuarem todos os anos a serem beneficiados com elevados aumentos e gratificações pelo excelente trabalho… de ruína financeira de cada um dos bancos que era suposto serem bem administrados. Um procedimento que é causa facilitadora de colapso das instituições que exploram a seu bel-prazer.

São conhecidos os casos de vários bancos que faliram e outros que estão em estado de crónica falência em que mais têm sido evidenciados tais procedimentos fraudulentos e indecorosos.
As consequências desses desmandos acabam por, indecentemente, atingirem os contribuintes e os portugueses mais carecidos de bens materiais.

Há dias foi revelado na imprensa e pela Internet que o Novo Banco, para além de instar o Governo para lhe ser concedido um financiamento de milhões de euros para cobrir um défice correspondente ao montante solicitado, não se dispensou, no corrente ano, de aumentar em 30% o ordenado do presidente do respectivo conselho directivo e, também, mais reforçando as mensalidades dos restantes membros do conselho de administração.

Por devido a esta história dos avultados proventos monetários de que se constituem beneficiários sem escrúpulos, é que os dirigentes bancários de topo, nas respectivas hierarquias, enriquecem abruptamente enquanto o Diabo esfrega um olho e… certamente, se queda algo aparvalhado com tanta desfaçatez.

Este configurado quadro de enriquecimentos escandalosos de alguns portugueses que a si próprios se consideram portugueses de primeira classe; em contraposição com a maioria dos portugueses de segunda e terceira classes, sobrevivendo com inúmeras carências e redutoras condições de vida; ele (quadro incrível e repugnante) é patente e reconhecido no mundo civilizado como que expressando uma tremenda realidade: a de que em Portugal aumenta progressivamente o número de milionários em simultâneo com o aumento, em cadência muito mais acelerada, do número de pobres.
Também alargado e aprofundado o fosso entre ricos e pobres. Ricos e milionários aumentando a riqueza em termos de desarmonia social. Pobres, cada vez mais mergulhados no pantanoso campo da pobreza.

Possuído de uma cada vez maior desigualdade social, Portugal regride assustadoramente e está correndo o risco de se tornar um país do terceiro mundo; inserido no seio de uma Europa enriquecida que tenderá a sentir-se incomodada a partilhar associação e correlativo estatuto de membro: ele, tão desqualificado. Por sinal, na triste e vergonhosa condição de “patinho feio” que, a breve trecho, será escorraçado da União Europeia por indecente e má figura.