Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

sexta-feira, novembro 15, 2019


317. Apontamento
Brasilino Godinho
14/Novembro/2019

EUFORIA VERSUS APREENSÃO…

01. APOSENTADO QUE SOU DA FUNÇÃO PÚBLICA, COMO NÃO HOUVERA DE ESTAR GRATO AO GOVERNO, apelidado de socialista, suposto fraterno, aparentemente solidário, e que não perde oportunidade de ser magnânimo?...
É que hoje tive notícia de que:
“AS PENSÕES VÃO TER AUMENTOS ABAIXO DE 1% EM 2020”.

02. Se fosse crente dava graças a Deus pelo facto do ORÇAMENTO ter um saldo remanescente, uma vez que estarão contabilizados os gastos programados com as milionárias pensões dos grandes vultos da República e figuras de proa que, nalgum malfadado tempo, se asilaram no Palácio de S. Bento.
Folga monetária tão avantajada que possibilita ao Governo ser magnânimo com a raia miúda, de modo a esta ficar enriquecida com o satisfatório aumento de menos de 1%.
Como sou aposentado da Função Público estou eufórico, face á perspectiva de em 2020 ver substancialmente aumentado o meu poder de compra e sobremaneira reflectido numa inegável elevação do nível de vida… a acreditar nas proclamadas boas intenções da rapaziada (des)governante.

03. Por outro lado, certamente mais realista, convém não esquecer a circunstância dos (des)governantes portugueses da Partidocracia que temos por sorte malfazeja, se têm distinguido em “tratar da saúde” dos velhos, com vista a encaminhá-los direitinhos ao chamado campo-santo; assim facilitando rapidamente e em força o cumprimento do desígnio aventado pela conhecida Tia Ana do Moinho que, certo dia, viajando de autocarro em excursão, ao passar no lugar do Picoto, concelho das Trevas, e à vista de um cemitério, exclamou para a companheira Sebastiana da Silva: “Amiga Sebastiana, olha! além o lugar para onde nós iremos se Deus nos der vida e saúde”.
Talvez conhecendo esta história os últimos governos da Partidocracia têm-se empenhado em “tratar da saúde” dos idosos. Claro que com o jeito que lhes é peculiar e de consabida intenção de lhes abreviar acomodação nos cemitérios.

04. E face a esta hipótese maquiavélica a vida de qualquer reformado (português de segunda ou terceira classe) deste País se, ocasionalmente, eufórica por facilmente se deixar possuir pela ilusão suscitada pelas vãs promessas dos (des)governantes, é permanentemente amargurada por ter sempre a espada de Dâmocles apontada à sua cabeça.
l
Daí ter escrito : Euforia versus Apreensão…