Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

domingo, novembro 10, 2019

CARTA ABERTA de BRASILINO GODINHO

CAROS ESTUDANTES QUE ORA ENTRAIS
NAS
UNIVERSIDADES DE PORTUGAL, MADEIRA, AÇORES

Na minha condição de Licenciado pela Universidade de Aveiro e de Doutorado pelas Universidades de Aveiro e do Minho, a que acresce a circunstância de figurar nos Anais da UNIVERSIDADE DE PORTUGAL como o aluno que com maior idade (77 anos) foi caloiro universitário, se licenciou com 81 anos e doutorou com 85 anos de idade, com boas classificações curriculares; venho saudar-vos e desejar-vos que tenhais um feliz percurso universitário.

Permitam-me que acrescente breves considerações sobre a aliciante vivência que vão iniciar com esperança e a desenvoltura que é peculiar na vossa maneira de ser e de estar em sociedade; a qual, agora será, em termos de prevalência, a académica.
Jovens que sois, voluntariosos, activos, fraternos, cultivais a camaradagem e estareis atentos a todos os diversos aspectos das funcionalidades do Campus e dos Departamentos/Faculdades que passais a frequentar diariamente.

Nos estabelecimentos vos serão ministradas as lições das várias disciplinas integrantes dos cursos. Para já, é no início do primeiro semestre das aulas que ocorrerá o arranque das vossas actividades escolares. Tenham presente que é mister que prestem cuidada atenção às dissertações dos mestres e que, de imediato, se embrenhem no estudo com entusiasmo, persistência e determinação; visto que é fase crucial para facilitar a continuidade dos estudos com aproveitamento e sem dificuldades insuperáveis.

Tal empenho não deve obstar a que disponham de regulares tempos de ócio e de convívio por forma a bem harmonizarem as vossas vidas e a manterem um salutar estado de mens sana in corpore sano (alma sã em corpo são).

Outrossim, tomem consciência, que um curso universitário, não sendo um bicho-de-sete-cabeças é, seguramente, muito trabalhoso, de grande exigência científica, que não se compatibiliza com desleixos e atrasos nas execuções das tarefas curriculares.

Mais: estejam mentalizados de que, decorrente da absorvente rotina da vida universitária, pode acontecer, eventualmente, em imprevistas circunstâncias, que se sintam desanimados e mesmo tentados a abandonar os estudos. Não se deixem abater, porque isso acontece até com os melhores alunos. Deveis é estar mentalmente prevenidos para enfrentar tais situações.

Factor favorável à ultrapassagem de tais estados de abatimento é tomar incentivo, recorrendo à evocação dos exemplos facultados pelos estudantes de sucesso e pensar: se eles conseguiram, eu também vou conseguir.

Aqui posso anotar o paradigmático caso de Brasilino Godinho, subscritor desta Carta Aberta. Até vos cito uma ocorrência pessoal, Em 2009 ou 2010, um dia de Maio, encontrava-me a porta do Departamento de Línguas e Culturas, da Universidade de Aveiro, à conversa com três colegas e, de-repente, uma delas, natural de Viseu, diz-me: “Brasilino! Quero dizer-lhe uma coisa: já estive para desistir do curso e muitas vezes não tenho vontade de estudar. Mas lembro-me de si e retomo os estudos. Vou em frente!”
Ouvir isto, foi para mim muito gratificante e me deu a confirmação do que pensava: ser exemplo e incentivo para os meus colegas em particular e para todos os estudantes do país, em geral.
Que, igualmente, o seja para vós!

Caros estudantes,

Pois a este ponto de exposição chegado, vos digo que foi meu propósito saudar-vos mas, também, chamar-vos a atenção para a caracterização, dificuldades e obrigações, inerentes à condição académica.

Ilustrei o propósito com a explícita e procedente referência ao inédito caso de Brasilino Godinho: caloiro aos 77 anos de idade (20 de Outubro de 2008); Provas de Acesso à Universidade 17 valores; Licenciatura em Línguas, Literatura e Culturas, 15 valores (2012); Diploma de Estudos Avançados em Estudos Culturais, 16 valores e Doutoramento em Estudos Culturais, por decisão unânime do júri (2017).

Pois, igualmente, fiquem cientes de que Brasilino Godinho, prevalecendo-se da ímpar condição e autoridade moral de ter sido o mais idoso caloiro e estudante da Academia de Portugal, quis trazer-vos estímulo para que tenham uma regular e harmoniosa carreira universitária.

Ainda quero dizer-vos que podeis contar com a disposição de Brasilino Godinho em satisfazer as vossas solicitações de natureza académica.

Meus votos de que os vossos objectivos sejam plenamente alcançados.

Façam o favor de serem felizes nas vossas Universidades!    

Aveiro, 12-9-2019
Brasilino Godinho