Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

sábado, novembro 09, 2019


310. Apontamento
Brasilino Godinho
09/Novembro/2019

COMO ESTE POVO ANDA ADORMECIDO

E não se apercebe de um estranho fenómeno português, que tem muito que se lhe diga.
Em Portugal políticos medíocres e incompetentes, televisivos comentadores avençados e jornalistas dos telejornais - uns e outros licenciados, geralmente, com valores mínimos de classificação - têm garantidos lugares de professores (mesmo de professores catedráticos ou a eles equiparados) nas universidades particulares de Lisboa.
Entretanto há Doutores a quem é recusada a nobre tarefa de leccionar nas escolas secundárias e nas universidades.
Por esta coisa aberrante e algo suja, associada a outras quejandas, é que temos um rol imenso de analfabetos culturais e funcionais em Portugal; e o país posicionado no baixo nível dos três ou quatro últimos lugares da tabela dos Estados mais pobres da Europa.
E aqueles que têm Poder em Portugal não se incomodam com tamanho descalabro da Nação. Limitam-se a assobiar para o lado. Com tanta insistência, que já são reputados especialistas nessa prática; a qual considerarão desportiva.
Dado o hábito, entretanto criado, de condecorar os desportistas é de crer que, nessa qualidade de exímios praticantes do desporto do assobio para o lado, se atribuirão a si próprios os diversos graus da Ordem de Mérito Desportivo.
Pois que algum proveito haverão de tirar da referida actividade.
Aliás, basta-lhes seguir o exemplo dos parlamentares que, habilmente, se têm contemplado com várias mordomias e proventos monetários; os quais, são seus exclusivos privilégios, estabelecidos em sua privativa sede legislativa: Assembleia da República.
Tudo isto seria uma irreverente e descabida graça se não se traduzisse na desgraça colectiva que está manifesta no quotidiano da nação portuguesa.