Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

domingo, novembro 10, 2019


311. Apontamento
Brasilino Godinho
09/Novembro/2019

PORTUGAL,
A GRAÇA E A DESGRAÇA

01. Concentrando a questão na minha pessoa.
A 20 de Outubro de 2008 fui caloiro universitário aos 77 anos de idade.
Precedendo provas de acesso classificadas com 17 valores.
Licenciei-me aos 81 anos, com 15 valores.
Doutorei-me aos 85 anos de idade, por unânime decisão do júri.

Foi uma graça de Portugal repercutida pelo mundo português e por alguns países.
Portanto, tive capacidade para aos 77 anos entrar pela primeira vez numa universidade, frequentá-la com bom aproveitamento e obter diplomas das habilitações de Licenciado e de Doutor, no espaço temporal de 8 anos.

Neste quadro de pessoal contextura, relativamente a mim, a Universidade de Portugal teve mérito e Portugal teve graça!

02. Depois do doutoramento e desejando dar o meu contributo à sociedade tentei arranjar trabalho, como forma de servir o meu país e dar plena aplicação às habilitações adquiridas. E considerando que tendo demonstrado capacidade para obter dois cursos universitários, também a teria para exercer actividade profissional, inclusivamente no sector do Ensino.

Esforços despendidos em vão. O governo recorrendo a lei que criou e persiste - apesar de se ter comprometido com a aplicação das normas da DECLARAÇÃO UNIVERSAL DE LISBOA SOBRE OS DIREITOS DOS IDOSOS, de 22 de Setembro de 2017 - faculta argumentação a entidades que a evocam como fundamento de rejeição das intenções do cidadão Brasilino Godinho de servir a Pátria.

03. Quer dizer: Brasilino Godinho teve idade, competência e brilho, para obter os graus de LICENCIADO E DOUTOR.
Mas segundo o que se depreende das rejeições com que tem sido contemplado não tem idade, nem competência e falta-lhe brilho, para trabalhar.
Como diria o falecido artista cómico Badaró: BRASILINO GODINHO E UNIVERSIDADE DE PORTUGAL, TOMEM E EMBRULHEM!

Neste quadro de pessoal contextura, relativamente a mim, a Universidade de Portugal tem demérito (desmerecimento) e Portugal é uma desgraça!

04. Desgraça tanta, que nem sequer o percurso académico de Brasilino Godinho é aproveitado em termos didácticos e pedagógicos e, apropriadamente em conformidade educativa, citado nas escolas dos ensinos básico, secundário e superior, como exemplo de perseverança num rumo de vida e de diligente aplicação ao estudo, ao trabalho e à valorização pessoal do indivíduo.

Anotando raríssimos casos ocorridos em escolas do ensino secundário que a tal tema se referiram por livre iniciativa dos professores; assinalo que em Portugal tem havido uma generalizada indiferença no sector do Ensino sobre o eventual alcance induzido do caso brasiliano.

Em contraste, realço a atitude da Universidade Eduardo Mondlane, de Maputo, Moçambique, que no seu sítio da Internet apontou aos alunos o currículo universitário de Brasilino Godinho e os exortou a tomarem atenção ao seu exemplo. E bastantes discentes disso deram testemunho eloquente. Muito grato fiquei à Universidade Eduardo Mondlane!

Outrossim, de edificante sentido, as iniciativas da Universidade de Aveiro: edição do PRESS BOOK, inteiramente dedicado à exaltação do doutorado Brasilino Godinho e a campanha publicitária NUNCA É TARDE, de angariação de novos alunos, em que se destacava a figura e o exemplo do novo Doutor da Academia Portuguesa. Claro que estou muito reconhecido à Universidade de Aveiro e não me canso de reiterar-lhe a minha profunda gratidão.

Este é um registo que faço com orgulho. Sem vaidade. Rejeitando o uso da máscara de falsa modéstia; até pela razão de ser necessário divulgá-lo a bem da Nação. E com firme propósito de ser útil ao meu País.