Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

segunda-feira, novembro 11, 2019


312. Apontamento
Brasilino Godinho
11/11/2019

PRÁTICA INACEITÁVEL E ANTI-SOCIAL
ATIRAR PEDRAS E ESCONDER A MÃO

01. Tenho 88 anos de idade. Nunca escrevi qualquer texto, artigo de opinião, manifesto, panfleto, carta fechada, em que não apusesse o meu nome. Sempre assumi responsabilidade por tudo que escrevo, digo e faço.
Com uma única excepção que me era imposta pela lei: não assinava os inúmeros projectos de vias rodoviárias, infraestruturas urbanísticas e de alguns poucos projectos de edifícios e cemitérios, de que fui autor; o que acontecia por não possuir a habilitação legal de engenheiro civil ou de agente técnico de engenharia civil. Todavia, era do conhecimento geral (das entidades oficiais e do público) de que os mesmos eram da autoria de Brasilino Godinho.
E mesmo sob essa condicionante sempre me concedi o critério de ser responsável pela boa elaboração de cada projecto.
Tal postura cívica e profissional foi sempre e continua sendo uma minha norma de procedimento e de impositivo ponto de honra, que assumi desde a infância e de que nunca me desviei e de que jamais me arrependi.
Nem sequer, quando uma vez o ministério público esteve prestes a abrir um processo judicial contra Brasilino Godinho e me convocou para durante três interrogatórios prestar declarações e dessa forma dar sequência à acusação da entidade camarária que tentava incriminar-me judicialmente por ter escrito uma crónica em que censurava vigorosamente determinados expedientes processuais da autarquia. Ao fim dos três interrogatórios o delegado do ministério público fechou-se em copas e não mais fui incomodado. O processo foi um nado morto. A chefia autárquica enganou-se no alvo, não acertou na “mouche” e bateu a má porta… Não contava que o crítico Brasilino Godinho estivesse devidamente seguro e apto a fundamentar aquilo que escrevera. Deve ter aprendido a “lição” e não repetiu a gracinha; apesar de, posteriormente, o cronista Brasilino Godinho, de vez em quando, carregar na tecla da oportuna crítica ou áspera censura à mesma câmara municipal.
E no exercício de escrita de crónicas também devo referir que não utilizo a injúria, a ofensa pessoal. Faço, sim, bastantes vezes, a crítica cerrada e vigorosa a entidades; a qual é direccionada ao exercício da função, com incidência em acções de âmbito oficial e de exposição pública; considerando que nessas condições os visados se sujeitam à apreciação dos concidadãos. É como se estivessem expostos numa montra na praça pública. Ou sujeitando-se às consequências, segundo o ditado “Quem anda à chuva molha-se”.

02. Isto escrito para acentuar – e disso se aperceber o leitor – quanto me repugna deparar em qualquer sítio, Facebook e jornal, com escritos a coberto do anonimato ou pseudónimo. Acho que tal procedimento é indecente e revelador de baixo carácter, falta de ética e de nula personalidade. Para mais vincarem o seu desprezível procedimento, há indivíduos que, sem se identificarem, lançam as mais torpes insinuações, ataques e calúnias sobre pessoas que invejam, odeiam e perseguem com vileza. São atitudes de canalhas!
Também se verificam casos em que os anónimos acusadores fazem críticas ou reparos incisivos e pertinentes. Mas perdem razão e carecem de credibilidade por agirem de forma que hemos de classificar de manifesta cobardia. Pelo que quem preza a seriedade, a transparência, a ética, a justiça, a honra e o respeito que deve a si mesmo e ao próximo, não pode pactuar com tamanha falta de dignidade. Há que não conceder aceitação, nem admitir nenhum crédito, a tantos que atiram violentamente a pedra e escondem a mão. Os cobardes constituem uma espécie execrável com a qual não se deve ter condescendência.
Infelizmente, existem publicações e sítios na Internet e no Facebook que dão guarida a tão abusivas, repelentes e condenáveis práticas anti-sociais. São coniventes! Não cumprem a nobre missão de informar o público com seriedade e algum sentido de serviço cívico em prol do bem-comum.

03. Minha atitude normal: sempre que me chega um escrito anónimo vai para o lixo ou é apagado. Só muito raramente leio tais peças nojentas e pelo motivo de ir estando actualizado acerca do “mundo” canalha e obsceno que existe em Portugal.

 Foto da revista COFRE que lhe inseriu a legenda "Firmeza de ânimo"