Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

quinta-feira, junho 25, 2020


444. Apontamento
Brasilino Godinho
25/Junho/2020

Claro: Vírus “inteligente” versus
senhoras da Saúde mal-amanhada

01. Esta tarde li algures que Portugal está colocado em estado de ALERTA.
Começo por referir que ALERTA é um estado de espírito a que por norma está atreito o bom escuteiro.
Também ALERTA estavam os soldados, guardas de vigilância, colocados à porta de armas do quartel.

No presente tempo da pandemia Covid-19, contado desde Fevereiro do corrente ano, bem teria sido que as duas prendadas senhoras da Saúde, vedetas das televisões, tivessem estado de ALERTA, dessem o imprescindível alarme de aproximação do inimigo: coronavírus.

Em vez desse elementar procedimento, as famosas senhoras da Saúde negligenciaram a vigilância, afirmaram que o famigerado agressor não constituía perigo para o colectivo dos indígenas portugueses e abstiveram-se de providenciar o fortalecimento e aprovisionamento dos complicados e desguarnecidos sistemas de defesa do reduto nacional; onde, afinal, estavam comodamente instaladas; eventualmente entretidas a lerem os relatos da evolução da epidemia na China e noutros países.
 
Logo, nessas alturas de Janeiro e Fevereiro, não me passou despercebido um pormenor inquietante que me foi patente na primeira exibição televisiva das duas senhoras da Saúde: não tinham barba. E não tendo barba não havia forma de cumprir a primária norma que logo deveria ter sido respeitada em Janeira, do seguinte teor: “Se vires as barbas dos teus vizinhos a arder, põe a tua de molho”. Claro que as senhoras não tendo barbas, as falhas na prevenção inevitavelmente teriam de proporcionar os terríveis resultados da entrada franca do malvado atacante.

Por isso, oportunamente, dei o meu ALERTA em crónicas e nos “Apontamentos” que regularmente publico. Só que a “rapaziada” política e jornalística de Lisboa está-se nas tintas para aquilo que diz e escreve o escritor aveirense Brasilino Godinho; por sinal, infectado da “peste grisalha” que é atacada por quantos abancam à mesa do ORÇAMENTO: governantes, deputados e políticos de refugo.

02. Portugal colocado em estado de ALERTA? Não!
País em estado de calamidade pública: Sim!
Avassaladora desgraça nacional.

Vírus “inteligente” cada vez mais se expandindo pelo território nacional.

Parece faltar em Lisboa um ser inteligente que lhe barre a progressão. O que é surpreendente numa região em que muita malta está convencida de que nela se concentra toda a inteligência nacional. 

Todavia, as duas senhoras da Saúde mal-amanhada, já demonstraram que não têm estaleca para competirem com um adversário a que atribuíram superior inteligência.
Além disso, não se aperceberam que valorizando, sobremodo, o vírus se estavam desvalorizando a elas próprias.