Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

quarta-feira, junho 10, 2020


441. Apontamento
Brasilino Godinho
10/Junho/2020

UMA BRILHANTE PEÇA ORATÓRIA

Tenho quase 89 anos de idade. Isto escrito para acentuar a nota de que, sempre atento aos acontecimentos, desde que me conheço como ser pensante,  acumulei conhecimentos dos discursos que na data do 10 de Junho, Dia de Portugal e de Luís de Camões, foram, na sucessão dos anos, pronunciados a assinalar a exaltação pátria.

O discurso do Cardeal José Tolentino de Mendonça hoje pronunciado no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, que acabo de ler na íntegra, fica retido na minha memória, como um valioso documento que, de longe, ultrapassa a qualidade de todos os outros anteriores, sem tal avaliação circunstancial representar menosprezo pelos respectivos autores. 

Trata-se de uma brilhante peça oratória, de altíssimo mérito literário, de convincente exaltação de Portugal e de Luís de Camões, muito assertiva na formulação histórica, notoriamente erudita, sobrelevando objectiva explanação de conceitos de natureza filosófica e inequivocamente pertinente na consistente e magnífica afirmação de valores compaginados com as ciências sociais.

Na minha condição de idoso, apraz-me sublinhar a passagem do discurso em que o orador verbera o desprezo e marginalização com que, actualmente, são tratados os idosos e em que valoriza o contributo dos conhecimentos e experiências de vida que eles podem facultar à sociedade.

Há que felicitar o distinto poeta, Cardeal José Tolentino de Mendonça.
Também merecedora de elogio a escolha do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na pessoa do literato, antístite, português.