Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

segunda-feira, outubro 07, 2019


A REALIDADE QUE NÃO PODE SER IGNORADA
OU SEMPRE ENCOBERTA ARDILOSAMENTE

Brasilino Godinho

Às 0 horas de hoje, dia 07 de Outubro de 2019, desceu o pano sobre o palco dos espectáculos que se desenrolaram à boca de cena do circo político que funcionou todo o dia e noite de ontem e de que as televisões deram ampla cobertura.

Houve grupos e artistas que concitaram mais apoiantes e outros que menos se evidenciaram e que manifestaram desencanto; até alguns não esconderam frustração.

Perante o programado quadro do início da nova legislatura é apropriado desenvolver pertinentes considerações alusivas à problemática que lhe está subjacente.

Desde logo há que pôr circunspecção e reserva quanto à euforia dos vencedores e cuidar de prevenir os portugueses menos atentos à existência quotidiana da sociedade portuguesa e ao processamento da governação do país, relativamente aos excessos eventualmente decorrentes de inadequadas interpretações tidas no decurso dos entusiásticos festejos daquilo que se poderá admitir ser uma vitória de Pirro.

Por elementar sentido das conveniências do coletivo dos cidadãos importa chamar a atenção de todos os portugueses para o verdadeiro significado e alcance do que vulgarmente se designa por vitória do partido A ou B, num qualquer pleito dito eleitoral realizado em Portugal.

Neste país está adquirido o hábito de o partido vencedor, seus dirigentes e membros, se considerarem autorizados e mandatados para exercer o Poder de modo autocrático alegando, a toda a hora, que a maioria dos portugueses aprovaram o seu programa e lhe outorgaram essa prerrogativa com a maior quantidade de boletins que entraram nas urnas. E o povo, infelizmente, aceita essa oportunista cantiga de muito o enganar e confundir.

Reportando à actualidade: o PS deve ter presente e os portugueses consciência de que, num universo de mais de 10 milhões de residentes portugueses (10 562 178, pelo Recenseamento de 2011)), só teve o apoio de 1 866 407 cidadãos – o que é uma ínfima percentagem da totalidade da população. De modo nenhum o PS poderá dizer que está mandatado pelos portugueses para fazer o que quer que seja que lhe dê na real gana.   

Muito menos, proclamar que os cidadãos aprovaram o seu programa. Não houve aprovação nenhuma; não só pelos diminutos boletins entrados nas urnas, como também por se saber que, praticamente, ninguém lê ou liga ao mesmo. A lógica do escrutínio cinge-se ao carisma do chefe do partido e à filiação ou simpatia no respectivo clube partidário; tal como sucede com a cegueira dos fanáticos associados dos clubes desportivos.

Pretender insinuar ou afirmar o contrário do que evidenciamos nos precedentes é inglória e insólita tarefa que se inscreve no reino da absurda fantasia, se localiza no campo da falácia e que emerge mal cheirosa no pântano da hipocrisia.

Entretanto, mesmo ontem, já se assistiu a um acto de fala que foi um mau presságio, deveras preocupante, da autoria do Dr. António Costa,
Secretário-Geral do Partido Socialista. Aos jornalistas, ele disse:

“Os portugueses gostaram da geringonça e desejam a continuidade da atual solução política.”

O chefe do Partido Socialista, apesar de se contemplar no provérbio de “presunção e água benta, cada um toma a que quer”, mal pensa; e acresce a circunstância de que está profundamente enganado.

Decerto que presunção tomará a seu bel-prazer, ainda que indevidamente. Mas a água benta é-lhe vedada devida à sua condição de governante que, acima das veleidades pessoais e partidárias, deve privilegiar os superiores interesses da nação portuguesa.

Repare-se que entre 10 milhões de portugueses, somente 1milhão e 866 mil e 407 pessoas “gostaram e desejam a continuidade da actual solução política.”

Caso para se afiançar que se “não deve o sapateiro subir acima da chinela”, também não deve o pessoal do PS e o seu dirigente máximo, enfeitarem-se com adornos fantasiosos. 

ESTA É A MULTIFACETADA REALIDADE QUE NÃO PODE SER IGNORADA OU SEMPRE ENCOBERTA ARDILOSAMENTE, com a conivência ou distracção dos órgãos da Comunicação Social.

Mas, decerto, por ser uma incontroversa verdade foi, acintosamente, “esquecida” pelos autoconvencidos e avençados comentadores das televisões e dos jornais.

Post Scriptum – Pelo visto, Brasilino Godinho é o único escritor que, em Portugal, conforme é patente no dia-a-dia, faz este tipo de análises objectivas (arredadas de visões parcelares) e isentas, apontadas ao superior interesse da nação. 
Faço o reparo! Não formulo lamento! Nem me vanglorio! Mas devo fazer o registo! Para conhecimento público! E os cidadãos extraírem as devidas e atinentes conclusões!