Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

quarta-feira, setembro 25, 2019


278. Apontamento
Brasilino Godinho
25/Setembro/2019

FRASE DE ALBERTO J. JARDIM
COM DUAS INTERPRETAÇÕES:

“TEM DE HAVER UMA CERTA CRUELDADE, 
UMA CERTA FRIEZA PARA SE SER EFICAZ POLITICAMENTE”.

Hoje chegou ao meu conhecimento que o Dr. Alberto João Jardim, ex-chefe do Governo Regional da Madeira, teria proferido ou escrito a frase acima inscrita em subtítulo.

Há que reconhecer estar nela expressada a personalidade e a actuação como governante do conhecido cidadão madeirense a quem um dia puseram a alcunha de “político”.

Atendo a essa particularidade identitária, significação temática, e pretensiosa justificação de aspectos mais negativos e perniciosos da sua prática governativa, a frase do famoso madeirense ajusta-se-lhe bem.

E ele, implicitamente, contempla-se sem pudor nessa gravosa definição da crueldade e frieza que terá aplicado no transcurso de 37 anos de exercício do Poder na Madeira.

Pelo que se pode dizer que o Dr. Aberto João Jardim chegou ao fim do seu “reinado” de poder algo autocrático sem ter apreendido o que é a POLÍTICA e o ser POLÍTICO. De uma coisa e outra nunca terá tido ou demonstrado percepção e o devido e indispensável entendimento.

Portanto, a frase ajustando-se, que nem uma luva, ao seu perfil de disfarçado político tem a correlativa aplicação ao seu ego. E nesse sentido de retratação simultânea da pessoa e do governante condiz a letra com a careta.

Mas acontece que a referida frase é per se repulsiva e intolerável se encarada num contexto POLÍTICO. Sublinha-se que POLÍTICA nada tem a ver com a “política” (sempre baixa, que vem sendo aplicada em Portugal).

Importa tornar claro ao Dr. Alberto João Jardim e ao povo português que a Política é Arte/Ciência de bem administrar a Nação e zelar o interesse público, com decência, responsabilidade e cumprindo escrupulosamente as normas da DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM e a DECLARAÇÃO DE LISBOA, DE 22 DE SETEMBRO DE 2017, SOBRE OS DIREITOS DOS IDOSOS.
Mais: a POLÍTICA, em todas as circunstâncias, haverá de ter dimensão ética e observância moral.

O que não se compagina com a crueldade e frieza insinuadas pelo Dr. Alberto João Jardim. Concedo-lhe o benefício de supor que não intui como modelo de expediente político e acção governativa, as crueldades e friezas dos grandes aplicadores: Marquês de Pombal, Salazar, Hitler, Mussolini, Estaline, Franco etc….