Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

sábado, setembro 21, 2019


POR SENTIDA AMABILIDADE E DEVIDA CORTESIA
Brasilino Godinho
21/Setembro/2019

Ontem publiquei uma minha saudação especial para com a Universidade Eduardo Mondlane e a Nação Moçambicana.
Incorrecção cometeria se não referisse as atenções de origem brasileira que tenho recebido com muito aprazimento.
Especialmente gratas porque, desde logo, meu nome ter origem brasileira, de São Paulo e me sentir muito ligado ao Brasil, a que acrescem as circunstâncias de em 2013, 2017 e 2018, o diário Folha de S. Paulo e as TV Record e TV Record Europa se terem referido, com algum pormenor e apreço, ao meu Licenciamento a 14 de Dezembro de 2012 e Doutoramento no dia 05 de Julho de 2017.
Pelo que sei e me apercebo das pessoas, antigos ex-colegas dos dois géneros e dos leitores e amigos brasileiros, estou convencido que lhes agradará conhecer as manifestações de apreço que venho recebendo desse nosso querido Brasil.
A todos, aqui lhes expresso reconhecimento e amizade.




A seguir, publicamos - transcrevendo - os textos da Folha de S. Paulo, edições de 2017 e 2013.


Folha de S. Paulo

Ora Pois

Um olhar brasileiro sobre Portugal

Brasilino Godinho no final do acto em que apresentou a sua tese doutoral

Por Giuliana Miranda
Concluir um doutorado é um momento marcante para qualquer estudante. Mas, em Portugal, a defesa de uma tese na Universidade de Aveiro foi recheada de ainda mais emoções: o candidato a doutor tinha 85 anos.
Ingressar no ensino superior sempre esteve nos planos de Brasilino Godinho, mas a vida sempre o levava para um caminho diferente.
Primeiro, foi a questão financeira e a necessidade de trabalhar desde muito jovem. Depois, o casamento e o nascimento dos filhos.
“A decisão de seguir um curso universitário foi tomada no ano de 1947, tinha 16 anos de vida.
Durante 60 anos não foi possível aceder à universidade por não ter condições financeiras e porque havia que atender às prioridades da família e da educação e formação universitária de dois filhos”, conta.
Em 2008, viúvo aos 77 anos —já aposentado e com os rebentos já formados em engenharia civil— Brasilino resolveu finalmente ir atrás do antigo sonho da universidade.
Prestou as provas de acesso e foi aprovado com 17 valores para o curso de letras da Universidade de Aveiro, no centro-norte de Portugal.
Como terminou a licenciatura com uma nota muito boa —15 em na escala de zero a 20 do sistema de ensino português—, ele pode pular o mestrado e se matricular diretamente no doutorado, curso ministrado em parceria pelas Universidades de Aveiro e do Minho.
Com a tese “Antero de Quental: um Patriotismo no Porvir de Portugal”, Brasilino diz querer ajudar na reflexão sobre a situação atual de seu país, que, segundo o recém-doutor, passa por “uma grave e abrangente crise” em vários sentidos,
“Foi também no sentido da tese se constituir como válido instrumento de despertar a sociedade para a premente necessidade de recuperar os valores e as lições do magistério moral, cívico, cultural e político de Antero de Quental”, explica.
Embora se diga realizado e pleno com o doutorado, Brasilino não pensa em parar.
Ele se considera um “jovem de quase 86 anos de idade” e espera “ser exemplo e inspiração para as novas gerações e… para os idosos que tenham possibilidade de continuar ativos”.
 

Folha de S.Paulo
Aos 82 anos, cumpre sonho de ser doutor, reportagem TVI transmitida ontem no jornal das oito está a contagiar as redes sociais.
Brasilino Godinho recebe aos 82 anos o diploma da Licenciatura que concluiu em quatro anos. Ao longo deste percurso perdeu muitas horas de sono e surgiram-lhe alguns problemas de saúde graves mas mesmo assim nunca desistiu de realizar o seu sonho.
Hoje é um dos mais recentes e talvez até mesmo o mais velho Licenciado em Portugal, licenciou-se em Línguas, Literatura e Culturas na Universidade de Aveiro, com uma média de quinze valores por mérito merece todos os elogios dos colegas e professores que acompanharam neste percurso, para além disso é um excelente exemplo de vida para todos nós.
De notar, que o valor de noticia ( newsmaking ) aqui presente é a conclusão de uma Licenciatura aos 82 tornando-se no factor decisivo para a cobertura mediática deste acontecimento. Os meios de comunicação social tem uma contribuição e de intervenção decisiva no processo de construção social da realidade, transmitindo muitas vezes experiências de vida, estilos de vida, etc
Quer que a sua história acorde consciências adormecidas, considera-se um exemplo para os jovens e até mesmo para os idosos.
O seu caminho ainda não terminou, resolveu avançar para o Doutoramento em Estados Culturais, nas Universidades de Aveiro e do Minho e se tudo correr bem daqui a dois anos será o mais velho doutorado de Portugal.
Brasilino no átrio da Universidade de Aveiro, a quando da conclusão da licenciatura.