Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

quinta-feira, setembro 26, 2019


“CÂNTICO” TERCEIRO – TOMO II
CELEBRANDO O INVULGAR E
MUITO EXPRESSIVO ÊXITO DA
NÃO CANDIDATURA A DEPUTADO
DE BRASILINO GODINHO


“CÂNTICOS” BRASILIANOS


“CÂNTICO” TERCEIRO
RETROSPECTIVA DA FORMAÇÃO INTELECTUAL E ACADÉMICA DE BRASILINO GODINHO, TITULAR DA ORA FALHADA CANDIDATURA A CANDIDATO A DEPUTADO DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA 
(07 de Agosto de 2019)


TOMO III
FORMAÇÃO INTELECTUAL E ACADÉMICA
(Continuação do TOMO II)

Autores:

Sócrates, Platão, Aristóteles, Cícero, Abelardo, S. Tomás de Aquino, Montaigne, Immanuel Kant, Jacques Rousseau, Luís de Camões, Sá de Miranda, Almeida Garrett, Antero de Quental, Alexandre Herculano, Andrade Corvo, Ramalho Ortigão, Eça de Queirós, Guerra Junqueiro, Júlio Diniz, Dom António Costa, Fernando Namora, Ferreira de Castro, Aquilino Ribeiro, António Sérgio, Alves Redol, Soeiro Pereira Gomes, Vergílio Ferreira, Camilo Castelo Branco, Joaquim Paço d’Arcos, Guedes de Amorim, Gaspar Simões, Maria Lamas, José Régio, Florbela Espanca, Cesário Verde, Fernando Pessoa, Alexandre O’Neill, Manuel Ribeiro, Branquinho da Fonseca, Jorge de Sena, José Rodrigues Miguéis, José Saramago, Cortes-Rodrigues, Vitorino Nemésio, Maria Teresa Horta, Júlio Dantas, Almada Negreiros, Bento de Jesus Caraça, Natália Correia, António José Saraiva, Óscar Lopes, Lindley Cintra, Celso Cunha, Joracy Camargo, Plínio Salgado, Erico Veríssimo, Manuel Bandeira, Jorge Amado, Zélia Gatai, José Lins do Rego, Machado de Assis, Beatriz Costa, Émile Zola, Ernest Renan, Victor Hugo, Honoré de Balsac, Alexandre Dumas (père), François Mauriac, André Malraux, Charles Maurras, William  Shakespeare, Joham von Goethe, Liev Tolstói, Fiódor Dostoiévski, Miguel de Unamuno, José Ortega y Gasset, Federico García Lorca, Giovanni Papini, Camilo José Cela, Gabriel García Márquez, Pablo Neruda, Ernest Hemingway, John Steinbeck, William Faulkner, Graham Greene.


Obras literárias (de cabeceira)

DEUS LHE PAGUE – Joracy Camargo
LÍRICA – Luís de Camões
TRÊS MUNDOS – Dom António Costa
SONETOS – Florbela Espanca
J’ACCUSE – Émile Zola
FARPAS (12 volumes) – Ramalho Ortigão

Obras literárias mais impressivas:

AS OBRAS, de Eça de Queirós
GERMINAL – Émile Zola
THÉRESE RAQUIN Émile Zola
MADAME BOVARY – Gustave Flaubert
LE COMTE DE MONTE-CRISTO – Alexandre Dumas (père)
LA CONDITION HUMAINE – André Malraux
LA FAUTE DE L’ABBÉ MOURET – Émile Zola
GUERRA E PAZ – Liev Tolstói
MANIFESTO ANTI-DANTAS – Almada Negreiros
A CEIA DOS CARDEAIS – Júlio Dantas
 -
E porque o que fica exposto de mais substancial e valorativo constituiu o “caldo de cultura” de Brasilino Godinho e configurou a sua FORMAÇÃO ACADÉMICA, paro por aqui o descritivo, dado que não vejo interesse – neste esgotado/ultrapassado contexto da candidatura a candidato a deputado - em prosseguir descrição de outras componentes parcelares do património cultural da pessoa brasiliana.
Importa anotar que o aprofundamento dos estudos de Filosofia (anotado no TOMO II) decorreu do regular desenvolvimento da elaboração da tese de doutoramento e tendo em conta as suas implicações com os estudos e produções filosóficas de Antero de Quental. Tese designada : ANTERO DE QUENTAL: UM PATRIOTISMO PROSPECTIVO NO PORVIR DE PORTUGAL.

FORMAÇÃO ACADÉMICA
A FORMAÇÃO ACADÉMICA de Brasilino Godinho, teve início aos 77 anos de idade, a 20 de Outubro de 2008 e concluiu-se a 05 de Julho de 2017. Nesse período de frequência do Ensino Superior, obteve a Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas (Português e Espanhol), Diploma de Estudos Avançados em Estudos Culturais e Doutoramento em Estudos Culturais. Curso de Licenciatura leccionado pela Universidade de Aveiro. Curso de Doutoramento ministrado (em regime de parceria) pelas Universidades de Aveiro e do Minho.
Faz-se registo que todas as aulas das disciplinas curriculares dos dois cursos (licenciatura e Doutoramento) tiveram frequências assíduas do estudante Brasilino Godinho. O mesmo, não teve equivalências (por nem terem sido requeridas e de que nunca teve lembrança de o fazer) nem prerrogativas especiais. Este é um pormenor das formaturas de Brasilino Godinho, a merecer destaque numa época em que proliferam as licenciaturas arrelvadas e socráticas.    
E porque a obtenção dos graus de Licenciatura e de Doutoramento tiveram ampla divulgação nos órgãos de Comunicação Social nacionais e nalguns estrangeiros, o percurso universitário de Brasilino Godinho é muitíssimo conhecido. Não há necessidade de aqui lhe repetir referências e caracterizações.
Simplesmente se acrescenta que:
- a Universidade de Aveiro publicou : PRESS BOOK – BRASILINO GODINHO TERMINA DOUTORAMENTO AOS 85 ANOS.
- Brasilino Godinho publicou o livro : VIDA UNIVERSITÁRIA DE BRASILINO GODINHO, editado por Edições Esgotadas.
(Continua no Cântico Quarto)