Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

quinta-feira, setembro 20, 2018



CRÓNICA SOBRE O FALHANÇO DE
PRESIDENTE MARCELO, A 17/9/2018,
EM CELORICO DE BASTO

ADENDA

Brasilino Godinho
20-09-2018

No preciso instante em que terminava a crónica a que reporta esta ADENDA surgiu-me, repentinamente, uma luz no fundo do túnel da minha perspicácia.
E deu-se o caso que ela iluminava um ovo. Não o ovo de Colombo. Mas um ovo de invulgar natureza que designarei por OVO DE MARCELO.
Tão deslumbrante que me apetece parafrasear Camões. Por isso, aqui proclamo:
Cesse tudo o que do ovo de Colombo se canta; por que outro ovo, o de Marcelo, se alevanta.
Traduzindo por miúdos, em letra de forma, diga-se que Presidente Marcelo com aquela historieta dos professores portugueses serem os melhores do mundo, devido à extraordinária capacidade de cultivarem a esperança em elevadíssimo grau de operosidade, como nenhuns outros professores do mundo visionado por ele, abriu uma extensa e abrangente expectativa a todos os portugueses de, também eles, se tornarem os melhores animais racionais do planeta Terra. Bastará que, imitando os professores, eles se deixem seduzir pelas magníficas esperanças que foram intuídas pelo Presidente Marcelo.
O que significa que os indígenas lusos tirando favorável partido de tudo que de amargo, penoso e sofredor lhes é generosamente facultado pelo Governo e pelos políticos de refugo que temos por aí espalhados, e por assim estarem reunidas as condições ideais para ascenderem ao estádio de êxtase místico - facilmente e sem esforço mental - vão dispor das esperanças que lhes são apontadas pelo actual Presidente da República.
Atendo a estes circunstancialismos ficou-se a perceber a razão e o alcance das políticas de austeridade e de calamitosa degradação das condições de vida do povo português, que têm vigorado nas últimas décadas.
Pois que se tudo fosse um mar de rosas não havia espaço para surgir e se instalar a esperança (com seu quê de misteriosa e indefinida) nas cabeças (ocas, muitas delas) dos cidadãos de lusa identidade. Fica demonstrado que, nos altos patamares da República Portuguesa, está estabelecida uma política consertada no sentido de a sociedade portuguesa viver angustiada; pois que ela será uma condição sine qua non para os portugueses se sentirem embriagados com as várias esperanças dadas à estampa pelo Presidente Marcelo e crentes que, com elas e por elas, serão - num dia de São Nunca à tarde - os racionais animais mamíferos de uma melhor coisa ou qualificação que, não se sabendo a natureza se fica, no entanto, aguardando que Sua Excelência fará o obséquio de dar público conhecimento, de modo a elucidar a malta…
Igualmente, até neste aspecto, Presidente Marcelo, no papel de professor e exercitando o magistério da docência, desperta a curiosidade e inculca as esperanças na malta…
Aqui escrito em termos de anotação o OVO DE MARCELO.
E, claro, que o autor da presente ADENDA, também, ele - de momento - contagiado com a esperança… de se ter bem explicado para bom atendedor; o qual, se presume ser melhor entendedor…