Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

domingo, abril 29, 2018



132. APONTAMENTO DE
BRASILINO GODINHO
29 de Abril de 2018

SEMPRE APRENDENDO…
DESCOBERTA A FAMÍLIA DEMOCRACIA

Com 86 anos já contados continuo a ler, escrever e a contar (não pelos dedos, nem pela máquina de calcular…) pelo cálculo mental – o que é uma velharia de todo o tamanho ou não fosse eu um velho…
E persisto em aprender… Parece com desagrado de alguma gente…
Nos últimos dias (pelas notícias que me chegaram) em Lisboa descobriu-se que existe em Portugal a família Democracia - embora talvez mal constituída e sem registo em Cartório Notarial.
Escreveu-se numa placa de Jardim do Campo Grande, o nome do Pai da Democracia. Acaso não teria sido pai adoptivo? Talvez por lapso ou de propósito algo insólito, não se inscreveu o nome da Mãe da Democracia. Presume-se que a família Democracia tem residência em Lisboa; possivelmente na região saloia. Mas não deixa de ser estranho que não tenham vindo a público os nomes dos outros familiares como filhos, irmãos, tios, primos, compadres e comadres. Mais de espantar o indígena é que nem tenham sido mencionados os avós e outros ancestrais.
Também nada transpareceu sobre o dia, mês e ano dos preliminares da constituição da família Democracia; em que paróquia houve a celebração casamenteira e em que data ela ocorreu; e se houve divulgação na imprensa e pelas televisões. Seria interessante conhecer as opiniões das famílias da vizinhança sobre a citada família Democracia.
Aliás, bastante surpreendeu a notícia de haver em Portugal família com tal designação. Dir-se-á ser um fenómeno: não do Entroncamento, mas do mundo pacóvio de Lisboa.
Em todo o caso, tenho que aprofundar estudos sobre a árvore genealógica da família Democracia ora instalada na capital alfacinha, com vista a superar falta de referências sobre que tipo de família é a Democracia e sobre seus meios de fortuna e de subsistência; de que só foi revelado o nome do progenitor. E vá lá o pessoal perceber porquê?

Nota importante: Não mencionamos o nome do progenitor inscrito na placa do Jardim do Campo Grande, em Lisboa, por não haver certeza se a família Democracia existe. Ou mesmo se a referida placa não teria sido colocada furtivamente por algum atrevido e mal-intencionado extraterrestre, qual amigo da onça, de repentina passagem pela capital alfacinha…