Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

terça-feira, abril 17, 2018

 

 
PÃO, PÃO, QUEIJO, QUEIJO.
NEM PRESUNÇÃO,
NEM ÁGUA BENTA
Capítulo XVI
BRASILINO GODINHO ESCREVEU A SUA EXCELÊNCIA
E SUA EXCELÊNCIA FELICITOU BRASILINO GODINHO

A 25 de Março do corrente ano Brasilino Godinho endereçou uma mensagem dirigida a Sua Excelêdncia Presidente da República do seguinte teor:

Excelentíssimo Senhor
Presidente da República Portuguesa,
Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa

O signatário, Brasilino da Costa Godinho, no pleno uso das suas faculdades de alma, e na qualidade de cidadão português que se encontra possuído da plena usufruição dos direitos conferidos pelo articulado da Constituição da República Portuguesa, vem expor a Vossa Excelência o seguinte:
01. Considerando que Vossa Excelência recentemente declarou que tinha vergonha da pobreza existente em Portugal – o que é motivo de tristeza sentida por todos os portugueses e de penoso sofrimento para larga camada da população indígena.
02. Considerando que a pobreza se manifesta em diversos sectores da sociedade e que se reveste de aspectos deprimentes nos domínios do Social, da Política, do Ensino e da Administração Pública, e na falta de qualidade, de falha de seriedade, de carência de idoneidade e competência, de bastantes agentes que exercem ou se propõem exercer actividades conectadas com o serviço público – o que também releva parcelas de pobreza traduzidas em ausências de Ética, de Moralidade e em notórias omissões na satisfação dos exigentes preceitos de cidadania responsável, de civismo e de bem servir a comunidade.
03. Considerando que a tão generalizada pobreza franciscana é de mau agoiro para o futuro de Portugal, urge contrapor atitudes, factos e exemplos, de regular e útil benefício para os jovens e para o colectivo dos cidadãos que, pela sua valia, sejam factores de incentivo e promoção de bons e salutares desempenhos dos cidadãos (jovens, adultos e idosos).
04. Considerando que Vossa Excelência tem demonstrado que procura estar atento à situação do País e das suas gentes.
05. Considerando que Vossa Excelência, segundo o que é convicção geral, deseja conhecer tudo o que se passa em Portugal, seja excepcional, bom, medíocre e mau.
06. Considerando em conjunto o que precede nesta exposição, o signatário vem informar que Brasilino da Costa Godinho se tem empenhado em contribuir na medida das suas possibilidades e competências para, de alguma maneira, ser atenuado o desgosto de Vossa Excelência quanto à vergonhosa pobreza de Portugal e da maioria dos portugueses.

E por Brasilino da Costa Godinho entender que será através da Educação que tal desiderato será alcançado, é que decidiu em tempo de adolescência, dar passos decisivos de coerência e de afirmação pessoal, tendentes a demonstrar inequivocamente quanto toma a peito esse objectivo.
Explicitando e concretizando: Brasilino da Costa Godinho, por esta via, vem informar Vossa Excelência que (por não ter sido possível concretizar antes) em 20 de Outubro de 2008, com 77 anos de idade, foi - pela primeira vez - caloiro de uma instituição de ensino superior; tendo nas provas de acesso à Universidade de Aveiro obtido a classificação de 17 valores. Licenciou-se na Universidade de Aveiro em Línguas, Literaturas e Culturas, a 18 de Dezembro de 2012, contando 81 anos de idade, com a classificação final de 15 valores. E na mesma universidade aos 85 anos, Doutorou-se a 05 de Julho de 2017, por decisão unânime do júri do respectivo acto académico.

É o que Brasilino da Costa Godinho expõe a Vossa Excelência no sentido de lhe transmitir o conhecimento de que em Portugal, pelo menos, ainda há um cidadão que é caso único de ingresso na Universidade com tão provecta idade e que num tempo de escolaridade universitária de oito anos obteve, sem quaisquer equivalências e com frequências assíduas, uma licenciatura e um doutoramento.

Assim constituindo exemplo, inspiração e incentivo para jovens e adultos.

Outrossim, anotar que Brasilino Costa Godinho, pela via da Educação, está dando achegas para a diminuição da pobreza em Portugal e para que Vossa Excelência possa encarar com algum optimismo a diluição do desgosto que evidenciou publicamente.

O que neste documento fica expresso representa afirmação da reconfortante certeza de que quer em Portugal, quer nalguma estranja, tem sido avaliado e valorizado o currículo académico de Brasilino da Costa Godinho.

Apresento a Vossa Excelência os melhores cumprimentos.
Brasilino da Costa Godinho

Em tempo, juntam-se:
- um exemplar do PRESS BOOK,
editado pela Universidade de Aveiro;
- três capítulos de breve crónica da
vida de Brasilino da Costa Godinho.

Hoje, 16 de Abril de 2018, Brasilino Godinho recebeu a mensagem de Sua Excelência Presidente da República que a seguir se reproduz:
  


Na noite de hoje, dia 16 de Abril de 2018, Brasilino Godinho dirigiu a Sua Excelência Presidente da República uma mensagem de agradecimento pelas felicitações que se dignou dirigir-lhe, do seguinte teor:






 
Esta foi a troca de correspondência electrónica trocada recentemente entre Brasilino Godinho e Presidente da República Portuguesa, que o autor da presente crónica de VIDA UNIVERSITÁRIA DE BRASILINO GODINHO, precedendo informação a Sua Excelência, anotada na missiva atrás transcrita, entendeu dever transmitir ao público.
E por razões de educação, de coerência, de ética, de honestidade intelectual, que muito preza e regularmente cultiva, demonstrar que tais princípios morais são por si acolhidos e se sobrepõem a pontuais divergências de natureza política, de ordem religiosa e de carácter social.