Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

quinta-feira, abril 05, 2018



PÃO, PÃO, QUEIJO, QUEIJO.
NEM PRESUNÇÃO,
NEM ÁGUA BENTA
Capítulo X
Brasilino Godinho

Observação complementar sobre a PROPOSTA

A Proposta de Brasilino Godinho, de 05 de Julho de 2017, contemplando a mudança de designação da Universidade dos Açores para Universidade Antero de Quental só teve uma apreciação objectiva: por parte do Magnífico Reitor da Universidade dos Açores. Sua Excelência teve a gentileza de, através de ofício, me informar “não estar no horizonte a mudança de designação da Universidade dos Açores”.
Na altura da recepção do informe da alta autoridade universitária de Ponta Delgada tive pena. E mantenho-a! Pela razão simples de que Antero de Quental bem merecia a distinção. E os estudantes universitários ficariam mais enriquecidos nos seus saberes e formaturas tendo-o por patrono/figura tutelar. Sem esquecer que Antero de Quental é uma figura singular de fidelidade à sua pátria açoriana; à qual sempre dedicou inalterável afeição.
Uma esperança - numa eventual alteração do critério de rejeição - me acalenta, com fundamento na experiência de uma vivência de oitenta e seis anos. É que nos anos de 1954/55/56 (tempo da minha estadia em Ponta Delgada) e até 1974, nunca esteve: quer no horizonte açoriano; quer no horizonte de Lisboa; a criação da Universidade dos Açores – e no entanto o horizonte terá eclodido em 1974 com a intensidade suficiente para que a universidade açoriana tivesse sido fundada a 09 de Janeiro de 1976; suscitando o regozijo dos açorianos e dos portugueses que prezam os valores pátrios.
É um bom precedente quanto à hipótese de surgimento de um horizonte propício à concretização institucional da Proposta que apresentei na Universidade de Aveiro e logo transmitida às entidades competentes para se pronunciarem sobre o seu conteúdo.

Direi mesmo: se tal for necessário ou puder constituir factor favorável para os Açores se orgulharem da sua Universidade Antero de Quental, pois então todo o mundo abarcado pelo PODER esqueça a PROPOSTA e o nome do seu autor.

Esta, a contribuição importante que Brasilino Godinho deixa exposta como registo histórico para a posteridade.






 

 Brasilino lendo a PROPOSTA