Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

segunda-feira, março 26, 2018



PÃO, PÃO, QUEIJO, QUEIJO.
NEM PRESUNÇÃO,
NEM ÁGUA BENTA
Capítulo V
Brasilino Godinho
Os meus amigos e leitores atentos às minhas crónicas já se terão apercebido que Brasilino Godinho não se confunde com zé pacóvio que vai com os outros (tal como acontece com “maria que vai com as outras”). Pensa e age conforme ser pensante responsável, que cultiva a independência e apurado espírito crítico. E tem a particularidade de inovar e adoptar procedimentos linguísticos (e não só desta natureza) muito seus que, porventura, nalguns casos, estarão em desconformidade com aquilo que é habitual nos órgãos de comunicação social.
Para além do ineditismo, manifesto ocasionalmente no tratamento de textos, sobretudo se notará a prevalecente ironia, a insinuante metáfora e a implícita subtileza da linguagem; um todo conteúdo literário que, bastantes vezes, passará despercebido a quem se limita a fazer leituras rápidas ou superficiais, alheando-se da essência e do contexto das matérias contempladas nas minhas peças escritas. Em cujas, sempre pretendo imprimir algum cunho literário, ao alcance do meu peculiar engenho e arte – se tal prerrogativa me é reconhecida por quem desses atributos tem elevada dose de proficiência.
Por exemplo e relativamente a maneiras de proceder, exponho uma iniciativa de marcante significação: quando em Dezembro de 2004, editei A QUINTA LUSITANA fiz uma coisa nunca vista em Portugal. A obra contém citações referentes a 80 individualidades. Pois, antes de os livros serem colocados nas bancas tive o cuidado de as prevenir de que na obra eram mencionadas e (ou) criticadas. Não conseguindo obter os endereços postais e telefónicos de 18 individualidades procedi à publicação (como anúncio) de um AVISO em dois jornais de Lisboa e no Diário de Aveiro, em que lhes dava informação de estarem os seus nomes inseridos na obra A QUINTA LUSITANA.
Ocupei muito tempo na busca dos endereços postais e telefónicos e gastei uma pipa de massa. Por sinal, gasta por quem manifestamente era (e continua sendo) algo carecido de meios financeiros.
Ainda anotando a norma que me orienta de nas críticas não ser insultuoso, cingindo-me aos procedimentos e às responsabilidades que lhes são inerentes, recordo um postal recebido de uma alta personalidade deste país (não foi Mário Soares) já falecida - a pessoa mais vigorosamente criticada na obra A QUINTA LUSITANA - que escreveu: “ser criticado como sou no seu livro é quase agradável”.
Tudo isto ora escrito como introdução ao Capítulo VI da crónica que tenho vindo a publicar e no qual incluirei um QUADRO DE HONRA contendo uma lista de nomes de entidades às quais dispenso a maior consideração e que deram importante contribuição nas formaturas académicas (de licenciado e doutorado) de Brasilino Godinho. Também as que mais se evidenciaram nas felicitações que me dirigiram pelos êxitos do meu percurso académico. Um quadro que irei guardar em perene memória até ao derradeiro momento da minha vida.
Porém, se elaboro um quadro de honra do meu agrado e correspondendo a realidades que me são muito caras; não devo, não posso, nem quero, por coerência que muitíssimo prezo e em respeito do povo português e benefício da causa do Ensino e da Educação, olvidar a contraposição reflexa noutras acintosas realidades que não devem ser ignoradas ou escamoteadas. O que será inscrito num QUADRO NEGRO.
Dois quadros: Quadro de Honra e Quadro Negro que se poderão considerar embutidos numa moeda: em que numa face (a positiva e agradável) está o Quadro de Honra e na outra (a negativa e desagradável) está o Quadro Negro.