Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

terça-feira, março 20, 2018



 PÁO, PÁO, QUEIJO, QUEIJO.
NEM PRESUNÇÃO,
NEM ÁGUA BENTA
Capítulo II
Brasilino Godinho
Naquele Outubro de 2008 em que iniciava o percurso universitário, cursando na Universidade de Aveiro, a Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas, estavam decorridos 61 anos de interregno de estudos em regime escolar.
Tal início foi realizado ao abrigo do Processo de Bolonha, de acesso à universidade para maiores de 23 anos. Nas respectivas provas de habilitação obtive a classificação final de 17 valores – o que terá sido demonstração inequívoca de que tinha capacidade para ser discente universitário.
Na primeira aula, que foi de língua portuguesa, leccionada pela estimada Professora Doutora Urbana Pereira, registaram-se duas situações que foram marcantes na minha vida universitária:
- primeira, o facto de no fim da lição ter solicitado à Professora que me permitisse dirigir uma saudação aos colegas (em número de vinte e seis)  - o que foi consentido. Apresentei-me e solicitei-lhes que me tratassem de igual para igual. Não me considerava superior ou inferior. Nem queria receber tratamentos diferenciados e especiais;
- segunda, decorrente da sensação sentida - única e indescritível, de 61 anos após a conclusão em Junho de 1947 do Curso Industrial de Serralharia Mecânica (com a classificação de 13 valores), ministrado pela Escola Industrial e Comercial Jacome Ratton, em Tomar - de voltar a uma aula de instituição escolar; impressão sobrevalorizada por representar o ingresso na universidade e assim concretizar o meu desígnio. O qual, persistiu, sem quebras de ânimo, desde a época da adolescência.
Assim, em termos de simplicidade, sem artifícios, com dispensa de alardes mediáticos, total abstinência de equivalências, rejeição de descabidas festanças inoportunas e como se estivesse embarcando num comboio, teve arranque a longa viagem através do espaço universitário, que convictamente admitia chegar à estação de acolhimento da almejada licenciatura. No dia 18 de Dezembro de 2012 ocorreu o alvoroço do término da viagem académica. A 01 de Junho de 2013, em acto solene da academia, de distribuição dos títulos académicos, aconteceu a consagração oficial: a posse do diploma de conclusão da Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas (1.º ciclo), com a classificação final de quinze valores.
(Continua)