Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

quinta-feira, março 15, 2018



122. APONTAMENTO DE
BRASILINO GODINHO
14 de Março de 2018 


A LUSA TOUPEIRA E SEUS TRÊS ESTADOS:
IGNORADA, PRESTIGIADA, PERSEGUIDA.

Inúmeras luas passaram desde que me conheço como ser pensante e atento ao mundo em meu redor, sem saber que existiam toupeiras. Talvez por elas viverem num inacessível território, em subterrâneos, e terem o hábito de vir à superfície de madrugada. Só tardiamente, na juventude, tomei conhecimento da existência das toupeiras. Embora sem ter posto a vista em cima de uma delas.

Certamente devido à sua natureza e misteriosa vida, a toupeira nunca teve grande cotação social, quer no meio urbano, quer no mundo rural. Ninguém dava nada por ela.

Mas desde há poucos meses que, em Portugal, passou a ter grande importância e a sua cotação subiu em flecha, a ponto de suscitar disputas entre admiradores e aproveitadores dos seus préstimos, tão tardiamente reconhecidos e aproveitados.

Agora, ela desfruta de elevado prestígio. É sobretudo na área desportiva, onde já ocupa um elevado estatuto, que mais evidencia o largo alcance da sua profícua actividade subterrânea que exerce de precavida forma para não ser bloqueada.

Não obstante - e paradoxalmente - a relevância do seu prestígio, suscitou a atenção das autoridades judiciais, que lhe estão movendo feroz perseguição como se tivessem o intuito de acabar com a espécie.

Tendo em consideração o extraordinário e artístico jogo de cintura já demonstrado pelas toupeiras e a tradicional rigidez, o pesado equipamento e a complicada operacionalidade dos dispositivos judiciais, antevê-se que se sucedam prolongadas acções de guerrilha institucional…

Caso para se formular a pergunta: Qual o resultado dessa luta?
Resposta difícil que, tal como nos jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, terá desfecho de tripla: vitória, empate, derrota...