Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

sábado, março 10, 2018

SATANÁS ESTÁ A VER-SE EM PALPOS-DE-ARANHA…
VINGANÇA DOS DEUSES BEM APLICADA
AO ESPÍRITO DAS TREVAS…
Brasilino Godinho
01. É impossível sentirmo-nos na pele do Diabo. Verdade de Senhor De La Palice!
Mas tal certeira afirmação não nos inibe de apercebermos que Satanás já se está confrontando com um diabólico dilema que lhe dilacera o maligno espírito: hesita em escolher aposento para dois seres humanos radicados em Portugal. O mafarrico pretende fazer a adequada, selectiva, escolha por forma a bem instalá-los em melhor conforto ou pior incomodidade, num apropriado lugar de eternas penitências, em conformidade com as mui preenchidas credenciais de maldades de cada um dos grandes pecadores de lusa proveniência. E procurando decidir com todos os requintes da sua perversa malvadez - e alguma incrível bondade, passe a antinomia - visa mimoseá-los a fogo cadente, no seu domínio; conhecido entre os terráqueos como Inferno.
Um, Cavaco, de sua graça nominal, ser de natureza inorgânica. Mais explicitamente configurando: o ser de coisa nenhuma.
Outro, Coelho, possuído de uma desarmonia anatómica, ser de impura natureza naturada. Mais explicitamente, configurando: o ser de muitas coisas condenadas pelo senso comum e demasiado propenso à abusiva prática de graves violações das leis estatais e das leis da natureza concernentes à Moral, à Ética, à Liberdade, à Igualdade e à Fraternidade que nos devemos uns aos outros, em imperativa obediência aos valores morais, aos deveres cívicos e às normas democráticas.
02. O ser Cavaco associa a particularidade de ter sido postado no trono presidencial do Palácio de Belém, pelos discípulos da poderosa e influente Prelatura Opus Dei, de Josemaría Escrivá de Balaguer y Albás (e beneficiando da complacente aceitação de alguns maçons), como simples peça decorativa a que os mordomos e os serventuários palacianos, por censurável desleixo, ou por lamentável esquecimento ou, talvez, por decorrência de pelintrice monetária das finanças presidenciais, não deram umas pinceladas de verniz que produzisse algum brilho no tosco objecto cavacal exposto, descuidadosamente, sobre o cadeirão almofadado da presidência da República.
É uma esquisita anomalia que persiste e que tudo indicia que só será corrigida quando a referida peça ornamental de inapreciável representatividade, de restrita utilidade e de nula funcionalidade, for removida para os caixotes do lixo da História de Portugal.
03. O ser, coelhal personagem do rasteiro teatro/circo político de Lisboa, figura pequeníssima e insignificante como membro da sociedade portuguesa, denota, persistentemente, uma confrangedora, arrepiante, deficiente, formatação política, espiritual, moral e cívica. É pessoa totalmente incapaz de reconhecer os seus erros. Sejamos claros! É um caso perdido de mediocridade, de impreparação governamental, de arrogância, e de desconformidade com os interesses nacionais.
04. Fixemos uma certeza: de nada valerão a Passos Coelho - nos juízos diacrónicos da História e no campo e tempo sincrónico da actual legislatura, onde se situam os ressentimentos dos sacrificados, dos ofendidos, dos explorados, dos perseguidos e dos humilhados e as pertinentes, credíveis, avaliações dos cidadãos sérios e descomprometidos deste país - as pretensiosas e repulsivas lavagens de imagem com que, jornalistas publicitários, avençados e alinhados em posições de serviço e apoio à sua promoção pessoal, o pretendem branquear. Mais: as irrequietas meninas e os fanáticos rapazes das jotas (do PSD e do CDS) que o presenteiam com beijos e abraços e o aplaudem freneticamente nos patéticos comícios e festivos jantares de vã glória e de caricato prestígio individual, tanto do seu agrado, devem ir tirando o cavalinho da chuva, por que o ídolo que veneram é uma completa nulidade política. E com pés de barro; a qualquer momento, vai desfazer-se fragorosamente.
05. Anote-se, em forma de elucidativa referência complementar, o seguinte: Passos Coelho informou uma jornalista, no decorrer de uma entrevista publicada em tempo anterior à posse do lugar de chefe do governo, que fez a recomendável preparação e aprimoramento das suas faculdades de alma, em consonância com uma consequente, extraordinária, formação doutrinária e sociopolítica; esta, alcançada através da prática diária de jogar às cartas (tendo-se, mesmo, especializado na “jogo da sueca”), na sede local (Vila Real) do PSD.
E dado que tinha esse tão invulgar e valioso currículo de persistente assiduidade e devotada aprendizagem escolar, cívica, ideológica e de experiência de vida em sociedade, facilmente adquiriu um tão expressivo enriquecimento intelectual que, com a maior naturalidade e sem esforço da sua privilegiada mente, acabou, por se instalar definitivamente no partido alaranjado, com o aproveitamento pessoal que lhe possibilitou:
- a obtenção da literatura aos 37 anos de idade (e, imagine-se! logo numa das universidades particulares de Lisboa que, como se sabe, são muito exigentes na avaliação dos seus alunos… não devemos esquecer o carácter paradigmático do caso da licenciatura arrelvada de Miguel Relvas; cujo inquérito judicial foi um ar que lhe deu… e que, se bem lembramos, já passados anos, se acha perdido algures, em parte incerta, sem haver notícias dos resultados da investigação).
- a fantástica dupla ascensão (que dir-se-ia incompatível com as leis da Natureza que regulam: quer uma normalizada sociedade, quer um bem estruturado regime democrático) às chefias do partido e do governo – o que releva importante alcance de aproveitamentos pessoal e partidário; relativamente aos quais, nos três anos da presente legislatura, Passos Coelho tem dado sobejas, multifacetadas e concludentes provas; que, afinal, o consagram como uma altaneira águia que paira esvoaçando no espaço sobranceiro ao extenso laranjal plantado na “Quinta Lusitana”; quinta que - é forçoso assinalar - está sendo cultivada intensamente e é explorada, com devotado oportunismo, o maior desaforo e de modo extensivo, pelos usufrutuários quadros do PSD e do CDS… (As precedentes apreciações inseridas a partir do n. 05, da “referência complementar”, são da autoria de Brasilino Godinho. Aliás, nem seria de presumir que a imodéstia do predestinado chefe do actual governo o levasse a ser tão categórico…).
06. Retrocedendo aos comícios diremos que são espectáculos indecorosos. A que associam a limitação de serem fogos-fátuos. Desde logo, por enfermarem dum pecado original: o do cego e extremamente faccioso comprometimento partidário, qual irracional fidelidade clubista mostrada nos estádios pelas rapaziadas das claques futebolísticas.
07. E a propósito desses bacocos exibicionismos agarotados, do mais primário folclore político, cada vez mais detestável e inconsequente, vem-nos à lembrança o que disse um conhecido ex-dirigente e ex-vereador do CDS, na Câmara Municipal de Lisboa, quando era presidente Nuno Krus Abecassis: “saio do CDS porque não estou disposto para aturar a garotada que tomou conta do meu partido.”
08. O grande drama que se seguiu e persiste é que as garotadas se expandiram, por amaldiçoado contágio, a outros clãs, se anicharam noutros partidos do chamado arco do poder e se instalaram com espantosa insolência, grande exuberância, enorme irresponsabilidade e inaudito despudor, em sedes do Poder, com os péssimos resultados de desgovernação com que actualmente Portugal e a esmagadora maioria dos portugueses estão confrontados.
Garotadas que não há maneira de ultrapassarem a sua intrínseca, limitada, condição e chegarem à idade adulta.
Portugal e os portugueses sofrem as consequências decorrentes dessa terrível anormalidade.
Fim
Brasilino Godinho Onde está escrito: "- a obtenção da literatura aos 37 anos de idade (...), deve ler-se: a obtenção da licenciatura aos 37 anos de idade (...).