Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

sexta-feira, março 02, 2018



107. APONTAMENTO DE
BRASILINO GODINHO
02 de Março de 2018

UM FENÓMENO CONFRANGEDOR
MUITO RADICADO EM PORTUGAL

No que toca ao assunto que ora vou tratar neste apontamento não cuido de conhecer ao pormenor o que, de idêntico, se passa na estranja.
Estou, sim, interessado em me debruçar sobre o fenómeno de natureza psicológica e configuração anatómica que se apercebe existir em evolução de assustadora amplitude no parque zoológico dos animais racionais que é o rectângulo continental e seus lugares adjacentes de além Atlântico, designado por Portugal.
Entre as variadas e singulares espécies humanas que coabitam no também chamado jardim à beira-mar plantado e mal conservado ao longo do último século (para me cingir ao tempo que tem sido o da minha octogenária existência) destaca-se, ingloriamente, aquela em que, desprovida de símbolo emblemático, mais se enraíza o fenómeno.
E o fenómeno mesmo observado à vista desarmada, sem recurso a lentes de ampliar as terríficas imagens que tanto atemorizam as boas almas dos cidadãos de bons e atraentes costumes, caracteriza-se por anomalias funcionais e orgânicas, inseridas no âmbito da psicobiologia, que passam despercebidas ou ignoradas aos indígenas que se situam nos sectores mais acomodatícios da sociedade portuguesa dos fartos consumos e das míseras subsistências mais ou menos sistémicas.
Para não alongar demasiado a narração do fenómeno há que simplificá-la e definir-lhe em leves traços as cambiantes mais significativas.
Nos indivíduos dos dois géneros já enfermos da citada patologia dá-se reparo que:
- não terão miolos ou que os mesmos estão em mau estado de conservação, visto que não dão uma para a caixa;
- alguns indivíduos, têm mais olhos que barriga e vivem exclusivamente para se empachar com lautos manjares e barrigas de freiras;
- outros, serem ceguetas de todo e não verem um palmo à frente do nariz;
- muitos, geralmente, põem o carro à frente dos bois;
- bastantes, cantam o fado choradinho a toda a hora;
- uns tantos, partem e repartem as iguarias e, desavergonhadamente, para eles guardam as melhores partes;
- inúmeros, são de pronto enganados por especialistas do mal comum que, habilmente, com passas e bolos os enganam - tolos que eles são, sem disso tomarem consciência.
A dimensão do fenómeno, em Portugal, sucintamente descrito é a tradução do estado de decadência envolvente da nação portuguesa. E deve ser objecto de reflexão sobre o estado da saúde mental, a falta de profilaxia e a inexistente prática de higiene mental, em que se encontra a portuguesa sociedade de consumo.