Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

sábado, fevereiro 17, 2018



98. APONTAMENTO DE
BRASILINO GODINHO
17 de Fevereiro de 2018

LISURA, EXIGE-SE!

Porque fiel aos princípios da Liberdade, da Igualdade e da Fraternidade e me sentir livre como qualquer passarinho dos nossos campos que não esteja directamente ameaçado por algum caçador furtivo, estou à-vontade para me colocar do lado de fora das ligeiras escaramuças e dos violentos combates que se travam nas arenas dos lugares onde se efectuam os congressos dos vários partidos – alguns deles a condizer: bastante fragmentados… ou mal configurados. Com foco neste aspecto de configuração do que tem sido o PSD no mandato de Pedro Passos Coelho e a propósito, ouça-se a entrevista de Alberto João Jardim à TSF, transmitida recentemente.
Embora não tendo vínculos partidários fico incomodado com as cenas que vejo ou com a audição e leituras de declarações que pecam por animosidade e bastante agressividade tidas com descaro e má criação por vários congressistas para com colegas do partido a que pertencem. Tenha-se presente o que se vai vendo, ouvindo e lendo, de muito ofensivo, agora, relativamente ao novo chefe do PSD, Dr. Rui Rio, que ainda nem sequer assumiu a chefia.
E raciocino da seguinte maneira: se esta gente hoje procede assim tão indecentemente para com pessoas da sua própria família política, como não admitir que de idêntica forma malcriada, deselegante e violentíssima, não procederão amanhã para com os adversários de outras correntes partidárias? Que valor transmite essa rapaziada ao partido ora reunido em conclave - como sucede neste momento em Lisboa, com o PSD?
Deste modo desavindos fica o partido desacreditado perante os eleitores, por nem lhes merecer confiança. Quem entre os seus companheiros não confia nem é confiável, também não merece crédito a quem quer que seja.
Uma conclusão a que chego é a de que tais pessoas não têm noção do que é a POLÍTICA, que só o é se tiver dimensão ética; respeitar a moral; sobremodo, orientar-se pelo bem-comum; e por reverenciar, servir e enaltecer a dignidade humana. Estes, são conceitos a que dispensam um significativo e deplorável desprezo.
Sabemos que a maioria dos filiados nas organizações partidárias, encara os congressos como se fossem assembleias-gerais de exaltados sócios dos clubes de futebol. Mesmo essas reuniões clubistas, na sua maioria, são condenáveis: porque desvirtuadoras da ideia desportiva e porque de mais incompatíveis com o espirito cívico.
Para a elevação e bom proveito da actividade política, seria desejável que a tais mostrengos do circo político fossem os próprios partidos a passarem-lhes guias de marcha para outros espectáculos folclóricos ou de perversa conflitualidade onde vale tudo, sem respeito por nada e por ninguém.
Lisura, exige-se!
Há que restaurar em todas as entidades e áreas: mas pessoas, nos partidos, na política, no desporto e nos meandros do Poder, o uso e o espírito da máxima latina: MENS SANA IN CORPORE SANO.
Alma sã quer-se radicada em corpo são.
Um partido político terá que ser um verdadeiro corpo (instrumento da POLÍTICA) sociopolítico. E nele a alma deve ser conservada sã – como se fosse dotada de verídico atestado de garantia…