Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

domingo, fevereiro 11, 2018



91. APONTAMENTO DE
BRASILINO GODINHO
11 de Fevereiro de 2018 

A GERINGONÇA QUE AFINAL
É A INDESMENTÍVEL
ANTÍTESE DE GERINGONÇA

Há momentos acabei de ler no espaço SAPO Online, a tradução de declarações de Noam Chomksy, distinto linguista e filósofo, em que faz favorável apreciação da chamada geringonça governamental portuguesa.
O facto despertou o meu interesse em escrever um breve apontamento sobre a significação do termo e a realidade que agora e em Portugal nela está mal configurada – o que é percepcionado por qualquer observador isento e livre de sujeições a correntes partidárias e ideológicas ou submisso a clientelismos vários em que é fértil a sociedade portuguesa.
De imediato ressalta a circunstância de a geringonça governamental ser a negação daquilo que prevalece no sentido semântico da palavra.  
Pois que geringonça significa coisa mal feita e que se escangalha facilmente.
Claro que ficou comprovadamente demonstrado que a formação do governo não foi mal feita, nem se escangalhou de jeito nenhum. Se o artista brasileiro Badaró fosse vivo, diria: Tomem e embrulhem!...
E se aconteceu na fase da formação do governo actual haver a ideia proclamada até à exaustão pelas gentes da oposição de que era uma composição orgânica de curta duração e muito complicada; hoje é ponto assente que, embora complexa na formulação institucional, tem tido uma regular operacionalidade e desenvolvido políticas que, em contraposição à odiosa austeridade, vêm gerando um clima de paz social, de recuperação do equilíbrio financeiro e de benefícios para as populações, sobretudo as mais desfavorecidas.
Portanto, a geringonça instalada na sede do Poder Central, vem agindo em desconformidade daquilo que é uma genuína caranguejola. Por isso, há que repudiar vigorosamente o termo de geringonça. É tempo de o fazer!
Embora este expediente, inevitavelmente, provoque grandes aborrecimentos, quiçá sofredoras azias, a Paulo Portas, o autor da alcunha, e aos propagandistas que da geringonça fizeram cavalo de batalha e artilharia pesada de arremesso, tentando fazer crer que, com este Governo, Portugal ficaria suportando as maiores desgraças. Aliás, até se dizia, semana a semana, que o Diabo não tardaria aí trazendo grandes calamidades. Assim mostraram: o mau-conceito de destruidor que fazem de Satanás; e a crença que dele viria a protecção e os benefícios que nem conseguiram obter de Cavaco Silva…
Pelo visto, o Diabo desalinhou, talvez incomodado com as sucessivas e impertinentes convocatórias de Portas, Cristas, Passos Coelho e Comp.ª L.ª…