Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

domingo, fevereiro 04, 2018



83. APONTAMENTO DE
BRASILINO GODINHO
04 de Fevereiro de 2018 

RANKING - INTOLERÁVEL
EXCRESCÊNCIA INGLESA
NA LÍNGUA PORTUGUESA

Como se não bastasse ser mais uma absurda e presunçosa expressão de uma pacóvia subserviência perante tudo que é estrangeiro ou de origem anglo-saxónica e que, a haver válido propósito de avaliação da qualidade do Ensino Secundário, seria devidamente substituída pela palavra classificação; trata-se de um termo inútil, sem traduzir sentido de objectividade e algo prejudicial no âmbito do ensino em Portugal.
O famigerado ranking com que, nos últimos dias, se têm entretido certos jornalistas, não faculta convincente abordagem de avaliação da eficiência e qualidade do ensino e do rendimento escolar doa alunos que os frequentam.
Para além de em bastantes escolas se registarem, em anos seguidos, deploráveis inflações nas classificações atribuídas, que são conhecidas e aceites pelo sistema, importa enquadrar as classes e as escolas na imprescindível perspectiva concernente às condições sociais dos agregados familiares; as quais afectam positivamente ou negativamente a aprendizagem de cada aluno. Por vezes o bom ou mau estado das instalações ou o próprio funcionamento da escola também influencia o rendimento escolar do estudante no melhor ou pior sentido.
A classificação (ranking) das escolas, tal como é apresentada, é um embuste e um expediente que mais tem a ver com a prática da hipocrisia vigente na sociedade portuguesa. Só serve para bastante complicar a situação do ensino em Portugal.
Este, um ligeiro apontamento que, forçosamente, se me impunha apresentar aos meus leitores.