83. APONTAMENTO DE
BRASILINO GODINHO
04 de Fevereiro de 2018
RANKING - INTOLERÁVEL
EXCRESCÊNCIA INGLESA
NA LÍNGUA PORTUGUESA
Como
se não bastasse ser mais uma absurda e presunçosa expressão de uma pacóvia
subserviência perante tudo que é estrangeiro ou de origem anglo-saxónica e que,
a haver válido propósito de avaliação da qualidade do Ensino Secundário, seria
devidamente substituída pela palavra classificação;
trata-se de um termo inútil, sem traduzir sentido de objectividade e algo
prejudicial no âmbito do ensino em Portugal.
O
famigerado ranking com que, nos últimos dias, se têm entretido certos
jornalistas, não faculta convincente abordagem de avaliação da eficiência e
qualidade do ensino e do rendimento escolar doa alunos que os frequentam.
Para
além de em bastantes escolas se registarem, em anos seguidos, deploráveis inflações
nas classificações atribuídas, que são conhecidas e aceites pelo sistema,
importa enquadrar as classes e as escolas na imprescindível perspectiva concernente
às condições sociais dos agregados familiares; as quais afectam positivamente
ou negativamente a aprendizagem de cada aluno. Por vezes o bom ou mau estado
das instalações ou o próprio funcionamento da escola também influencia o rendimento
escolar do estudante no melhor ou pior sentido.
A
classificação (ranking) das escolas, tal como é apresentada, é um embuste e um
expediente que mais tem a ver com a prática da hipocrisia vigente na sociedade
portuguesa. Só serve para bastante complicar a situação do ensino em Portugal.
Este,
um ligeiro apontamento que, forçosamente, se me impunha apresentar aos meus
leitores.
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