Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

quarta-feira, janeiro 24, 2018



72. APONTAMENTO DE
BRASILINO GODINHO
24 de Janeiro de 2018

ALGUMA VEZ HAVIA DE ACONTECER…
E POR ELE CORRER UM GRANDE RISCO
Qual acontecer?
O facto de Brasilino Godinho elogiar o cidadão Marcelo Rebelo de Sousa.
E porquê? Exactamente por este cidadão, na qualidade de Presidente da República, correr um grande risco…
É que se conseguir manter o alto nível de exercício das funções presidenciais a que nos habituou nos dois anos que hoje se completam, corre o grande risco(…) de se creditar, para a História de Portugal,  como o Chefe de Estado que com superior inteligência, maior brilho e melhor desempenho, terá existido neste País.
Também por este acontecer estar aqui protagonizado por Brasilino Godinho - que tem sido ao longo de dezenas de anos um persistente crítico de Marcelo Rebelo de Sousa. O que tem acontecido desde o primeiro número do Expresso (Janeiro de 1973) - no qual Marcelo Rebelo de Sousa figurou como jornalista autor da rubrica GENTE - até há dois anos.
A partir de 1973 venho acompanhando à distância todo o multifacetado percurso da vida marcelina.
Enquanto decorreram os dois anos de mandato do actual inquilino do Palácio de Belém mantive-me atento e observando as passagens do combóio presidencial por tudo que é sítio povoado em Lisboa e paisagens dos arredores; estes, dispersos de Norte a Sul de Portugal, e não me apercebi de nenhum descarrilamento. Também quanto ao carro presidencial, evoluindo nas ilhas, não se terá registado qualquer despiste…  
Creio que para o êxito do Presidente Marcelo terá contribuído a circunstância de, possuindo excepcional inteligência, ter-se preparado para a função e, sobretudo, cumprindo a conhecida, imperativa (mas pouco praticada), máxima: conhece-te a ti mesmo! Também terá apreendido os sentidos e os alcances das críticas que lhe dirigiram no transcurso do seu percurso de vida.
Pessoal conhecimento, uma vez adquirido pelo Professor Marcelo Rebelo de Sousa, foi só conceber a modalidade do desempenho presidencial (oposta à do antecessor), estabelecer as regras funcionais a aplicar, modelar o discurso e prover os instrumentos a usar no dia-a-dia do exercício do alto cargo.
Dá ideia de que acertou no expediente, no modus faciendi e nos desígnios que se impôs a si próprio.
Felizmente! A Bem da Nação que somos!