60.
APONTAMENTO DE
BRASILINO GODINHO
08 de Janeiro de 2018
BRASILINO GODINHO
08 de Janeiro de 2018
MENS SANA IN CORPORE SANO
01. No p.p. mês de Outubro
iniciou-se um novo ano lectivo. Estamos no limiar do 2018.
Pareceria apropriado que os
portugueses, em geral, e os pais de alunos de todos os graus de ensino e os
professores, em particular, se debruçassem sobre as cadentes questões que
caracterizam a educação e o ensino em Portugal.
Infelizmente, tal extensa e
complexa problemática está praticamente colocada â margem das preocupações de
tão vastos sectores da sociedade portuguesa.
E no entanto se há factor
importantíssimo a impor-se no nosso quotidiano é seguramente a educação das
novas e velhas gerações; embora se saiba que a maioria dos adultos do nosso
tempo têm redutora predisposição e, nalguns caos, nem reúnem básicas condições para
corrigir defeitos ou adoptar comportamentos mais consentâneos com boas regras
de educação, regulares normas de civilidade e com atitudes de harmoniosa
participação na vivência da sociedade.
Há que referir a educação como um
dos pilares da formação integral do ser humano.
02. No meu entendimento a
formação integral do homem assenta em quatro pilares: educação, língua materna,
filosofia e matemática.
A educação está muito desprezada
logo no ponto de origem onde devia germinar e desenvolver-se: no seio da
família. Muito pela confrangedora realidade de muitos pais terem dela grande
carência. Depois, viria a escola primária a dar-lhe alguma complementaridade –
o que não se verifica pelo facto de a generalidade dos professores concentrarem
as suas actividades na área do ensino e bastantes se alhearem de todo em
ministrarem conceitos básicos de educação cívica.
A língua pátria é de fundamental
aquisição, contínua prática e firma consolidação, por motivações óbvias, aqui
nem mencionadas para não alongar um texto que é de curta extensão.
Ela até é menosprezada logo na
escola do ensino básico. Nalgumas escolas é mesmo preterida pelo inglês e pelo
chinês.
A filosofia tem um papel
importantíssimo na estruturação e ordenamento do pensamento e na interpretação
dos conceitos; quer no seu acolhimento, quer na sua formulação e que se geram
em nós ou se expressam como representações mentais, abstractas ou gerais de
tudo que nos rodeia no diversificado mundo em que estamos inseridos. No século
XX o ensino da Filosofia foi reduzido. As nefastas consequências estão à vista.
Basta ver, ler e ouvir certos políticos e alguns letrados, nas suas desastradas
intervenções funcionais e públicas.
Nota de reparo: No século XIX
para se aceder ao curso de Medicina havia que frequentar a disciplina de
Filosofia. O que propiciou o surgimento de grandes pensadores, pedagogos e
escritores, na classe médica - como sucedeu com o eminente Professor Doutor
Serras e Silva, pioneiro dos Estudos Sociológicos em Portugal.
A matemática é uma disciplina que
exercita o pensamento na prática da análise, da esquematização, da dedução, com
relevante incidência no campo das entidades abstractas. De certo modo,
complementa a função e alcance da filosofia.
03. A precedente composição
textual assinala a precariedade de uma situação nacional anómala, extremamente
danosa para a Nação: o vazio do preceito latino: MENS SANA IN CORPORE SANO
(alma sã em corpo são).
Até meados do século XX esta era
uma norma de procedimento bastantes vezes citada na imprensa. Hoje quem a vê
por aí escrita? É sintomático do abandono que lhe é dado pelos governantes e
pela sociedade.
Curioso é que no tempo de Salazar
a expressão latina aqui citada era bastante inserida em textos de opinião
publicados nos jornais. Assim a modos de pôr em cheque as actividades da
Mocidade Portuguesa.
Recordo-me que muitas vezes era
reproduzida a afirmação de Serras e Silva que foi, no seu tempo, das pessoas
que mais se ocupou da formação integral do homem, do seguinte teor:
“Formar homens importa muito mais
do que divertir o público com marchas empertigadas em que se afecta um vigor
que não existe e uma mentalidade que é apenas exterior e coreográfica.”
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