Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

segunda-feira, janeiro 15, 2018



68. APONTAMENTO DE
BRASILINO GODINHO
16 de Janeiro de 2018

LOCUTORA DA RTP AINDA ACABA
POR DESPERTAR A IRA DE DEUS…

A jornalista Dina Aguiar quando nos cinco dias úteis da semana termina o programa “PORTUGAL EM DIRECTO”, da RTP, e se despede do público com o “ATÉ AMANHÃ SE DEUS QUISER” faz-me lembrar o padre quando, no final da celebração do acto litúrgico, proclama do alto do altar o tradicional: “Ite, missa est”.
Porém, não consta que a conhecida jornalista intente padrar-se ou que a Igreja aceite sacerdotisas no seu seio.
Assim sendo, aquela despedida traduz - na sua singeleza de coisa nula de interesse, de rigor semântico e de efeito casual - uma gratuita imprecisão religiosa e algo abusiva pressão diária sobre Deus. É de crer que ainda um dia Deus se venha a chatear com a Dina Aguiar e então ela vai saber com quantas tábuas desajeitadas se faz uma muitíssimo mal-amanhada canoa das águas turvas por onde ela, penitente sofredora, vai navegar na rota do justiceiro castigo da sua Divindade de estimação; mas que tanto importuna com tal observação descabida e impertinente. Mais de anotar que a despedida do “ATÉ AMANHÃ SE DEUS QUISER” cheira a antigas “ratas de sacristia” e é inexpressiva na lógica de um sentido factual; aliás, admitido desde logo como provável. Se para um católico a vontade de Deus é soberana e impõe- se a tudo e a todos, em quaisquer circunstâncias, ipso facto é dado concreto que o amanhã depende da disposição divina. E pôr de antemão a alternativa é como chover no molhado ou pior: exercer intolerável pressão sobre Deus para que aja consoante a indicação que Dina Aguiar deixa forçosamente subentendida.
Todavia, há outro aspecto a considerar: a perspectiva dos ateus. Para estes, tal despedida da jornalista (dir-se-ia figurada como registo de patente intelectual e exclusiva de propriedade partilhada pela RTP e Dina Aguiar) não lhes diz absolutamente nada, pois nem acreditam em Deus. Daí, que os ateus não se sintam saudados por Dina Aguiar.
Face ao que vai acontecendo por essa Europa de acolhimento dos muçulmanos, também em Lisboa, a qualquer momento, se corre o risco do mufti da respectiva comunidade vir exigir ao governo e à RTP que a Dina Aguiar passe a despedir-se da seguinte forma: ATÉ AMANHÃ SE ALÁ QUISER.
Só que para evitar desacertos de fraseado e questiúnculas religiosas sugiro à jornalista Dina Aguiar que - com mais acerto na linguagem - no seu programa PORTUGAL EM DIRECTO, se despeça, alternadamente, (para não cansar os espectadores), nos seguintes termos:
- BOA NOITE!
- NÃO TENDO CERTEZA, NEM DIGO ATÉ AMANHÃ. (pausa na dicção) BOA NOITE!...

P. S. Para evitar equívocos, fica o registo: pela sugestão, ora apresentada, Brasilino Godinho não cobrará direitos de autor…