Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

sexta-feira, fevereiro 09, 2018

88. APONTAMENTO DE
BRASILINO GODINHO
09 de Fevereiro de 2018 

OPORTUNA OBSERVAÇÃO
SEM SOMBRA DE PECADO

Hoje rezam as crónicas que lemos nos jornais, ouvimos nas rádios e vemos nas televisões, que o Cardeal Patriarca de Lisboa fez uma reza pública de carácter  impositivo, dirigida aos casais que, tendo estado divorciados, agora estejam casados de novo. Ou seja: devem abster-se da prática de relações sexuais.
Ao tomar conhecimento desta incrível e patética reza lembrei-me do caso de um padre que convenceu a sua vítima de assédio sexual de que a relação que iriam ter beneficiava da bênção divina, limitando-se ele a ser mero intermediário entre Deus e a devota. Comunicada a ocorrência ao bispo (padre e bispo já falecidos) da diocese, este limitou-se a transferir o padre para outra paróquia. Conjecturo que o bispo lhe tenha recomendado que, no futuro, fosse mais discreto e lhe seguisse o exemplo da discrição que ele próprio cultivava, sem problemas.
E a observação que faço é esta: na reza do cardeal não estará implícita ou sugerida a recomendação de que, uma vez que as mulheres na sua nova condição de recém-casadas estão impedidas de ter relações sexuais com os maridos, está-lhes ao alcance a compensação de lhes ficar a aberta a via para as terem com os padres das respectivas paróquias, no pressuposto de que, em tais circunstâncias, terão a bênção divina dada pelo próprio clérigo, beneficiário oportunista da pragmática determinação de Sua Eminência.