Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

quarta-feira, março 14, 2018



120. APONTAMENTO DE
BRASILINO GODINHO
13 de Março de 2018 
“BANHO DE ÉTICA” ?
MAS… COMO ASSIM?

Não ouvi Rui Rio usar a expressão “Banho de Ética”. Mas tenho lido várias citações anotadas com o sentido de ela se aplicar à classe política da nação que somos. Acredito que a ele lhe caiba a autoria.
É uma expressão vazia, sem substância. Não o felicito! Visto que a acho descabida e sem conotação prática com a subentendida recuperação de credibilidade na política partidária dos usos e costumes da terceira República.
Desde logo, trata-se de um equívoco: um banho pressupõe que o sujeito entra no líquido ou solução de sais com que se impregna e faz a limpeza corporal. Ora considerando o aspecto figurado no “Banho de Ética” há que ter em conta que, por um lado, a Ética atravessa uma crise existencial e não está à mão de semear para ser utilizada como barrela de gente que dela tem ignorância, desprezo ou repúdio; por outro, não é matéria de utilização que seja idêntica a verniz introdutório de fugaz brilho em loisas e coisos demasiado cinzentos, opacos, e de mau ou repelente aspecto.
Ética de modo algum pode servir de operação de cosmética a quem quer que seja. Ela é a ciência da moral que o ser humano cultiva no foro íntimo das suas faculdades de alma e que rege todos os aspectos da sua vida. Afinal, um código deontológico. E os códigos existem com uma incontroversa finalidade: para serem cumpridos; jamais para servirem de barrelas a sujidades de espécies várias.
Tal como a Moral, também a Ética é incompatível com equívocos, situações dúbias e mal conformadas acções de acentuado cunho de ilegalidade e denunciadoras da falta de carácter.