Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

terça-feira, março 13, 2018



119. APONTAMENTO DE
BRASILINO GODINHO
12 de Março de 2018 

ASSUNÇÃO CRISTAS
ASSUNÇÃO é Arrebatamento e Êxtase

No Congresso do CDS, realizado no último fim-de-semana, exibiu-se com grande aparato o arrebatamento e o êxtase que assentaram, que nem uma luva, na pessoa da jovem Assunção Cristas.
Todavia, quer o arrebatamento, quer o êxtase, sendo estados de espírito que em Cristas emergem facilmente, decorrentes da significação do seu nome, da prevalência das emoções e da predisposição para a si própria se sobrevalorizar, produziram nela um exacerbado êxtase patológico traduzido na perda de sentido da vera realidade. Não aquela ilusória realidade a que Cristas está arreigada: que é, afinal, uma descompensada realidade que tende a expressar-se em confrangedora imobilidade e em manifesta insensibilidade.
A imobilidade teve avassaladora exposição enquanto ministra do governo da austeridade do famoso Pedro Passos Coelho. Também sintomaticamente denunciada ou induzida por Assunção Cristas quando, em data recente e a propósito do seu gosto pelas touradas, disse uma frase lapidar de suprema elevação intelectual(…): “Se pensar muito, muito, muito, talvez tenha pena dos animais”.
Com mais destreza mental, apesar de octogenário, direi de imediato, que pena tenho eu de Assunção Cristas. Porquê, essa minha misericórdia? Por ela mostrar ser de tão retardado raciocínio e de, certamente, por isso, nada ter feito de mérito a assinalar o exercício do cargo de ministra da Agricultura, Florestas e Pescas. Outrossim, revelador de insensibilidade, é a sua emblemática indicação de ter que “pensar muito, muito, muito”, para - não obstante tanto pensar - concluir que talvez tenha pena dos animais. Portanto, tanto tempo e esforços despendidos, sem atingir o grau de certeza quanto a ter comiseração pelos animais. Estranho e elucidativo caso de certa fraqueza de espírito.
Daqui se induz que, enquanto esteve exercendo o cargo governamental, não se terá dado ao trabalho ou esforço de pensar sobre as desgraças que o governo de que fazia parte estava a causar ao povo. Ou então, o que teria sido pior, “pensou muito, muito, muito”, e terá ficado perdida e enredada na teia esplendorosa urdida em torno da nulidade do seu espírito, demasiado fantasiado e arredio da realidade. 

Conclusão: De Assunção Cristas, que informe e afirmação credíveis?
Diga-se: Para além do arrebatamento ocasional, do patético êxtase, e das cristas levantadas no Congresso do CDS, resta muita parra e pouca uva. E um limão seco que, espremido a preceito, não deita sumo.