Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

sábado, novembro 04, 2017



13. APONTAMENTO DE
BRASILINO GODINHO
04  de Novembro de 2017

ULTRAPASSADO O ESTADO DE LATENTE
ELA AÍ ESTÁ:
A AMEAÇA FILIPINA A PORTUGAL

A luta pela independência da nobre nação catalã suscita o despertar para a realidade da virulenta cobiça da monarquia espanhola pela posse e subordinação de Portugal.
Trezentos e setenta e sete anos depois de em 1640 Filipe IV, Rei de Espanha, ter sido afastado do Reino de Portugal, está de volta a ameaça Filipina. Na actualidade tal prenúncio de mal para a nação portuguesa, tem na pessoa de Filipe VI a agressiva matriz monárquica de génese e índole franquista. Ele é a personalidade de proa que corporiza o intento da Monarquia de Espanha de se apoderar do Estado português.
O que se vem passando com os conflitos da Catalunha e de antigos reinos que estão submetidos ao poder do nacionalismo espanhol e às arbitrariedades do governo Rajoy, vai servindo de balão de ensaio para os expedientes a aplicar no assalto à fortaleza lusitana.
Do lado de cá assiste-se, simplesmente, à progressiva infiltração dos agentes ao serviço da causa filipina, sem se esboçar qualquer prevenção e resistência.
E por citarmos prevenção pesa a ameaça de acontecer como nos fogos de Pedrógão Grande e na calamidade dos 500 incêndios ocorridos no p.p. domingo, dia 31 de Outubro. Qual seja a de-repente sermos apanhados de surpresa e perante a grandeza e violência da investida ficarmos inteiramente reféns na nossa terra e sujeitos ao opressivo domínio, à grande exploração e ao intolerável autoritarismo espanhol.
Haja consciência daquilo que já é hoje a infiltração dos agentes de Espanha e do poder económico e financeiro dos sectores mais conservadores da vizinha Espanha, em Portugal.
Outrossim, repare-se, também, no que actualmente é percebido, visível e manifestado no país vizinho ou mesmo no nosso território, sempre evidenciando grande soberba por parte das pessoas integrantes das classes política, possidente, jornalística, afectas ao regime monárquico de Espanha, quando focalizam atenção e fazem comentários sobre Portugal e os portugueses.
E tome-se conhecimento da intensa colonização que foi sendo intensificada na sucessão dos anos de ocupação, em Olivença e na Catalunha, para se perceber que qualquer referendo nestes territórios dará, inevitavelmente, a maioria aos colonizadores espanhóis. Daí ser muito complicada a libertação catalã que está armadilhada pelo artilho 155.º, da Constituição da Monarquia de Espanha e pelo travão obstrutivo e paralisante do referendo – um direito que em Espanha não é exequível ou merecedor de credibilidade, pela razão de ela, ardilosamente, ter ao longo dos séculos feito uma larga e abrangente colonização das nações onde é maior o sentido da nacionalidade e latente o espírito de resistência à sujeição ao Poder sediado em Madrid. Pergunta-se: Que outros resultados de referendo que não sejam a vitória dos súbditos do Estado ocupante (espanhol) em nações onde os espanhóis residentes são em maior número do que os eleitores nativos? Nestes casos, o referendo é direito fictício, verdadeiramente uma falácia interesseira para confundir e enganar os incautos cidadãos. Arteirice usada para manipular a opinião internacional e perpetuar a posse dos territórios abusivamente ocupados e anexados à coroa espanhola. É mais que altura para se reconhecer que muito ingénuos, confiantes e imprudentes, foram, sobretudo, os políticos catalães, vascos e galegos, ao aceitarem o famigerado artigo 155.º da Constituição; atendendo ao facto, ora escandalosamente confirmado, que o poder judicial vigente está na dependência total do governo de Mariano Rajoy e do regime de Filipe VI.
Tanto mais conseguida e prosseguida for a prepotente e ditatorial dominação de Espanha sobre as nações ibéricas de que detém abusiva posse, mais vulnerável será a posição de Portugal face à ameaça espanhola, ora de expressão filipina.
Manda a elementar cautela que os portugueses sintam ser parte interessada e observadora no campo de batalha da Catalunha e dessa luta entre espanhóis e catalães devemos colher úteis ensinamentos que nos ajudem a enfrentar a presente ameaça filipina – que já é uma muito preocupante realidade.


Filipe VI