Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

sábado, outubro 28, 2017



6. APONTAMENTO  DE
BRASILINO GODINHO
29 de Outubro de 2017

CONSTITUIÇÃO ESPANHOLA
A PRETENSA VACA SAGRADA
DO GOVERNO DE ESPANHA
(E QUEM DIRIA?)
DO GOVERNO DE PORTUGAL

Brasilino Godinho

As constituições são concebidas e moldadas por homens. A todo o tempo podem ser alteradas. Nenhuma constituição deve ser ratoeira para aprisionar nações dentro dos seus próprios territórios.

Quando está em jogo a autodeterminação de uma Nação inteiramente estruturada não há cabimento para considerações de natureza económica, de formatação política, de âmbito financeiro, nem para equívocos e interesseiros aproveitamentos por parte de Estados que, eventualmente, se julguem atingidos nos seus diversos interesses e posições de ordenamento político.

Aliás, se o artigo 155.º da Constituição de Espanha impede a independência da Catalunha, o artigo 5.º da Constituição da República Portuguesa impede que a Espanha continue a ocupar a faixa territorial de Olivença.
E que fazem os governantes portugueses no sentido de obrigar o Estado espanhol a devolver a Portugal a soberania de Olivença? Nada! Nem uma simples observação, falada ou escrita, de referência à anómala situação.

Mas agora os nossos governantes, no que concerne à submissão ao Poder instalado em Madrid, vão mais longe: preocupam-se em apoiar o governo de Mariano Rajoy, em detrimento da obrigação de tudo fazerem no sentido de reaver e assegurar a unidade do território nacional – actualmente amputado da parcela oliventina.
Reparem os leitores para a tremenda, abrangente, anomalia (direi mesmo: indecente aberração) política, jurídica, ética, patriótica e moral, decorrente do facto de dirigentes nacionais de Portugal se exibirem, obscenamente e com ostentação mediática, como devotados e apressados defensores da unidade do Estado espanhol; enquanto desvalorizam a sua qualidade de portugueses e não se empenham em assegurar a unidade do Estado português. Unidade que, precisamente, está inviabilizada pela Espanha. Assim se encontra perdida nas ruelas da ignomínia, algures em Lisboa, a honra da nação portuguesa; por obra e desgraça de quem não se revê no sentimento patriótico. 

O que configura a suprema degradação da identidade de Portugal compaginada com uma grande ofensa à dignidade do seu povo. E que eu considero um procedimento de traição à Pátria.