Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

sexta-feira, outubro 27, 2017



4. APONTAMENTO  DE
BRASILINO GODINHO
26 de Outubro de 2017

“ATÉ AMANHÃ SE DEUS QUISER”
MAS, SE DEUS NÃO QUISER?...

Brasilino Godinho

Esta expressão se Deus quiser” ouve-se frequentemente em Portugal.

Neste purgatório lusitano, ainda nos meados do século XX, também se dizia que as tempestades aconteciam sempre que Deus quisesse. Então rezava-se a Santa Bárbara para esconjurar o Demónio e a ladainha a Nossa Senhora de Fátima para que se dignasse interceder junto do Grande Senhor do Universo, para ele ter misericórdia dos pecadores que seriamos todos nós, portugueses.

Actualmente, numa estação de televisão lisbonense a frase é repetidamente proferida quase todas as tardes, na despedida do programa. No nosso país e século passado era dita com muita insistência.
Porém, em qualquer época, sempre usada sem sentido lógico e determinação racional.
Desde logo por denotar a verdade do conhecimento do homem não ter certezas quanto ao futuro ou relativamente à ocorrência de factos posteriores ao chamamento divino que está sendo formulado. E note-se que a expressão se Deus quiser parece convocar a magnanimidade da divina criatura, com vista a superar a incerteza e a insegurança de quem está receoso do que virá a seguir; mesmo que decidido a “agarrar o lado positivo da sua vida” (Sito à esquerda? À direita? Ou qual será o lado negativo? Uns mistérios a decifrar…).

Portanto, trata-se de conversa de chacha. Fala vazia de substrato. Absolutamente inoportuna e descabida.

Para além disto, se a dita formulação oral representa um abuso de confiança e algum desrespeito para com o Grande Senhor Deus de todos os aguerridos exércitos de fiéis espalhados pelo mundo, também representará uma estranha descrença nos divinos atributos da entidade suprema que, por definição, tudo regula a seu bel-prazer. Mais, em absoluto, dispensando quaisquer intoleráveis formas de pressão que atrevidos e pouco convictos crentes pretendem exercer sobre a mesma ou condicioná-la nos seus sobrenaturais desígnios.

Além de que sabendo que não dominamos a caracterização do amanhã e que o Ente Supremo terá mais que fazer do que se preocupar com frivolidades dos seus seguidores terrenos, quem assim usa e abusa da proverbial condescendência da divina criatura, está agindo como se tivesse o poder de chover no molhado – como ocasionalmente dizem os nossos amigos brasileiros. Assim considerando; uma vez que não há memória de que, desde a Antiguidade, Deus, nalgum tempo e lugar do planeta Terra, não tivesse querido o amanhã…

Concluindo: Haja Deus! Venere-se, respeite-se e tenha-se compaixão por ele. Ponha-se de parte a famigerada expressão: Se Deus quiser. Ele, provavelmente, enfadado, não a apreciará, nem dará qualquer crédito a quem dela faz abusivo uso, em qualquer tempo e sítio.
ALIÁS, ELE NEM PRECISA DE SER LEMBRADO DO SEU INERENTE QUERER E DISCRICIONARIEDADE. ATENTE-SE NISTO!