Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

segunda-feira, setembro 14, 2015



SOBRE OS ESCOMBROS DO PAÍS
RESPLANDECE A RIQUEZA DO PALÁCIO DE BELÉM


                           Palácio de Belém

Brasilino Godinho
14 de Setembro de 2015

A imprensa de hoje noticia que o presidente Aníbal Cavaco Silva, num próximo e curto período de um mês, fará viagens aos Estados Unidos da América e à Itália.
Está bem visto! Pois que se há pobreza generalizada por tudo que é sítio e gentio de Portugal tem sentido mostrar ao mundo que ainda existe um luminoso foco de riqueza em Portugal. E o presidente Cavaco Silva bem entendeu, conforme seu alto e inspirado critério que, em véspera de saída dos aposentos presidenciais, nem se deveria abster de cumprir, com alegria e aprazimento, a obrigação moral (…) de arejar as massas privativas do Palácio de Belém, confiadas à sua guarda e gestão.
Vem a propósito salientar que o venerando chefe do Estado sui generis que temos, presidente Cavaco Silva, tem-se empenhado na competição com o irrevogável ministro Paulo Portas pelo cobiçoso maior número de viagens turísticas ao estrangeiro, compaginadas com as actividades típicas de caixeiros-viajantes portadores de variegados catálogos dos produtos internos mais ou menos brutos made in Portugal…
Tem-se notado que os dois (Cavaco e Portas) voluntariosos excursionistas compulsivos viajam muito, à custa dos contribuintes, sem jamais denotarem fastio, incomodidade ou ideia de abandono da específica actividade aqui referida. O que é um dado muito curioso… Porém, estranha-se que nada relatem aos indígenas quanto aos respectivos custos financeiros e aos proventos alcançados, decorrentes de tão exaustivas, cansativas e complexas tarefas…
É uma confrangedora realidade. Por esses antecedentes se prevê que nem será agora que sua excelência presidencial, Cavaco Silva, se dará ao incómodo de fazer brilhante e sofisticado relatório dos absorventes trabalhos turísticos a que, certamente, associará invulgares alardes de convincente dialéctica, de singular retórica, de inusitada pertinácia e de acendrado patriotismo…

Enfim, apeteceria dizer:
- Haja luz! Só que se Deus o disse e terá havido luz, aqui (em Portugal) e agora, nem a Divina Criatura se disporia a repetir a exclamação.
- Haja paciência! Ela bem seria necessária. Todavia, há muito se esgotou. Já não há lugar e disposição para seu uso ou aplicação.

Melhor e sem reticências ou descabidas, escandalosas, cedências, será proclamar: Decoro e sentido de Estado, exigem-se!

O venerando chefe do Estado, presidente Cavaco Silva fotografado quando, de mão fechada, parece estar a mostrar simbolicamente que tem as massas na mão. E que, portanto, está prestes a fazer mais umas viagens devidamente agasalhado com o sobretudo e prevenido das ditas com que se compram os melões.