Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

quarta-feira, setembro 09, 2015



DEBATE ELEITORAL
COELHO VERSUS COSTA

Brasilino Godinho
09 de Setembro de 2015

O debate de logo, à noite, é um pró-forma televisivo.
Porquê?
Por que o vencedor já está encomendado. Recomendado. Conhecido. Apurado.
Proclamado urbi et orbi, pelos palestrantes das televisões e comentadores alinhados com os grandes chefes Passos Coelho e Paulo Portas.
Decerto que é um fenómeno esquisito como são todos os fenómenos. A evidenciar que se dantes aconteciam os fenómenos do Entroncamento, agora os fenómenos ocorrem em Lisboa. Geralmente no reino onde se situam o pomar alaranjado, o quintal paulino do Largo do Caldas e os Palácios do Terreiro do Paço, de S. Bento e de Belém; todos localizados em Lisboa.
Os leitores atentos já se aperceberam que, ainda não se tendo realizado o debate entre Passos Coelho e António Costa, já o professor Marcelo nas suas charlas dominicais vem explicando por a mais b que Coelho será o vencedor incontestado do famigerado encontro televisivo de 09 de Setembro (na noite de hoje).
Pelo mesmo diapasão afinam os conhecidos, avençados, comentadores das televisões e cronistas dos diários e semanários nacionais, totalmente devotos dos cultos coelhal e paulino; melhor dizendo: fiéis seguidores dos grandes doutrinadores Passos Coelho e Paulo Portas e, por de mais, incansáveis entusiastas das políticas da coligação.
Em simultâneo, as sondagens dão um oportuno jeito, abrem caminho propício e insinuam que Costa perderá o debate.
Portanto, hemos de nos convencer que logo, após o término da transmissão, vai ser um festival de exaltação do desempenho de Passos Coelho.
E por muito extraordinária que seja a intervenção de António Costa toda aquele grupo de comentadores alinhados com a coligação vai dizer que ele, António Costa, não chegou aos calcanhares de Passos Coelho. Assim está concebido o guião da parte final do evento televisivo.

Ontem mesmo tivemos uma antevisão do que sucederá hoje.
No debate entre Catarina Martins e Paulo Portas, uma hora depois do termo do mesmo já surgiam nas redes sociais e nas edições online dos diários e semanários de Lisboa comentários do género: Portas esteve melhor que Catarina e levou-a várias vezes ao tapete.
Porém, a realidade foi bem diferente. Até o insuspeito Santana Lopes classificou de muita boa a prestação de Catarina e disse que tinha gostado de a ver e ouvir. Quanto a Portas, Santana Lopes foi mais comedido e reservado nas apreciações.
Pela nossa parte dizemos que Catarina Martins esteve brilhante e bem documentada. Apreciei! Portas apresentou-se municiado com a estafada cassette da Grécia, de Tsipras e do Syriza e usou-a como se fosse uma metralhadora a que recorria por tudo e por nada. E alongou-se demasiado nas intervenções apesar da moderadora Ana Lourenço insistir que estava excedendo-se na contagem do tempo. A que Portas correspondia com as repetitivas observações: “deixe-me acabar”, “vou acabar já”. Só que, usando o expediente de chico esperto, continuava sem acatar a regra convencionada das falas de cada um dos competidores. E foi no uso e abuso de tais expedientes, falhos de ética e de escrutínio democrático, que Paulo Portas marcou a vantagem dos tempos abusivamente consumidos – o que deve ser considerada indecente.

Portanto, logo, à noite, estejamos com atenção aos sinais enganadores e aos dois espectáculos: o do debate e o do teatro/circo.
Teatro/circo onde se desenrolarão as actuações dos prestidigitadores que vão tirar o coelho das respectivas cartolas. Outrossim, onde irão ter lugar outras cenas, eventualmente, chocantes desempenhadas pelos comentadores que, regra geral, substituem com indisfarçável satisfação e ardor as claques apoiantes de Coelho e de Portas.