Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

quinta-feira, setembro 10, 2015



O DEBATE E O PÓS-DEBATE
NOTAS SOLTAS

Brasilino Godinho
10 de Setembro de 2015
             
                                       


01. O debate da noite de ontem entre Passos Coelho e António Costa - não tendo sido um pró-forma televisivo, como admitíamos na nossa crónica de ontem à tarde, por culpa de Costa que se revelou um desmancha-prazeres de todos quantos instalados no Reino das Mentiras (criado há quatro anos na formal república portuguesa), vinham celebrando a estrondosa derrota de António Costa - deu azo à consumação dos dois espectáculos que anunciávamos: o confronto verbal entre os dois contendores e o teatro/circo que se lhe seguiu. No espectáculo circense, com intermitências e desempenhos teatrais vários, notaram-se as previstas actuações dos comentadores de serviço e apoio operacional aos actuais governantes.
Caso para se reconhecer que, para a rapaziada da corda sobre a qual saltitam tantas personalidades das mais finas estirpes coelhal e paulina, foi uma imprevista chatice.

02. Se abstrairmos a referida rapaziada da corda que dirá sempre que Passos Coelho não perdeu, todos os milhões de portugueses isentos e com algum discernimento afirmarão que o debate teve um vencedor: António Costa – o qual superou o antagonista. Ele, António Costa, causou uma enorme desilusão a todos os que davam por adquirida a arrasadora vitória do ídolo, Passos Coelho, das claques de apoio à coligação da governança e que, mais uma vez, se portaram como os fanáticos dos clubes de futebol.

03. E por falarmos em desilusão deu nas vistas a grande frustração do famoso companheiro/correligionário de Passos Coelho, ex-chefe do PSD, professor Marcelo Rebelo de Sousa – o grande profeta da derrota de António Costa que, não obstante a terrível contrariedade, declarou preto no branco para quem o quis ouvir nas televisões ou ler nos jornais: “No geral, no total, António Costa ganhou”.

04. Porém, apesar da nítida superioridade evidenciada por António Costa, a máquina propagandista do grupo governamental e seus acólitos acomodados nas televisões, na imprensa e, assaz, bem nutridos à mesa do ORÇAMENTO, entraram de imediato em acção no sentido de encobrir o mau êxito de Passos Coelho e denegrir a figura e a prestação de António Costa.

05. Além disso, repare-se:
Antes do debate os comentadores avençados das televisões e da imprensa escrita diziam que o debate era decisivo para determinar o sentido de voto dos eleitores.
A partir do final do debate e para os mesmos artistas do malabarismo da discursata o encontro televisivo deixou de ter relevância e os apregoados efeitos. E, descobriram uma suprema heresia: pouco ou nada se falara do futuro da governação e de Portugal.

06. Assim, transpareceu uma decorrência da vitória de António Costa. Para os corifeus e membros das claques de Coelho e de Portas, impôs-se desde logo desvalorizar o triunfo de Costa. Assistiu-se a um obsceno espectáculo de prestidigitação, sucedâneo daquele outro frustrado de tirar coelho da cartola. Sobre o referido espectáculo, digamos a palavra caracterizadora: Indecoroso!

07. O debate veio comprovar que a designada cassette do PC passou à história. O que está na berlinda, em sede do conglomerado da coligação PSD-CDS/PP, são as cassettes de Passos Coelho e de Paulo Portas.
Se Portas se apresenta a todas as horas com a cassette da sua actividade de eterno caixeiro-viajante do governo, da situação da Grécia e do Syriza, Passos Coelho foi para o debate com as cassettes de Sócrates, do governo socrático, da Grécia e do Syriza.
Apesar - ou também pela saturação causada pela contínua audição - das cassettes a coligação já conta (em menos de uma semana) com duas expressivas derrotas: os resultados dos debates de Catarina Martins com Paulo Portas e de Passos Coelho com António Costa.

08. Quanto à repetida ladainha recitada pelos sacerdotes do templo de Coelho e de Portas, de ter faltado discussão sobre o futuro, importa desmistificar a falácia que lhe subjaz. Aliás, trata-se de um falso pressuposto (eventualmente) inibidor e agora apresentado como desvalorizador do debate que verdadeiramente era plausível e credível: a avaliação das desastradas políticas de 4 anos do governo de Passos Coelho/Paulo Portas.
Certamente que programar e discutir o futuro de Portugal e os programas de governação faria sentido em contexto de normalidade sociopolítica e de vigência de um Estado de Direito. Precisamente, circunstâncias inexistentes em Portugal.
Não há que negar a evidência das coisas e loisas. Neste país, não há normalidade sociopolítica; nem vigora o Estado de Direito. É que em Portugal está em prática institucionalizada, com o patrocínio do presidente Cavaco Silva, o Reino da Mentira, instaurado por Passos Coelho e por Paulo Portas e que coloca o país ao nível de um estado do terceiro mundo.
Fixemos esta indesmentível verdade: a POLÍTICA como arte ou ciência de bem administrar a nação é incompatível com a mentira e com a participação de governantes mentirosos. Forçosamente, a POLÍTICA terá dimensão ética. E apego à Moral. O que actualmente existe em Portugal é uma mascarada política. Patética! Ridícula! Oportunista! Corrupta! Clientelista! Agressiva! Destruidora!
O Estado de Direito per se repele a mentira, que considera coisa abjecta e indigna de uma sociedade civilizada e bem estruturada.
Outrossim, estejamos atentos a uma importante particularidade: a mentira compartilha sempre parentesco, vizinhança ou proximidade com a corrupção; geralmente, sede e prática com a mesma. E Portugal já tem vergonhosa cotação internacional de ser um dos países mais corruptos da Europa.

09. Do debate entre Passos Coelho e António Costa se havia algo que estava desajustado a reflexões (até as impedindo) dos contendores, era precisamente discutir sobre os programas e medidas governamentais que ambos prometeriam implementar durante a próxima legislatura.
Porquê? Por uma razão simples: Passos Coelho não proporciona nenhuma credibilidade ao que diz, promete ou pretensamente garante (como gostosamente gostam de citar jornalistas e comentadores alinhados com Coelho e Portas). E sendo assim, para quê ouvir mais inverdades e mentiras de quem é useiro e vezeiro em lançar mentiras constantemente? A prevalecer a ideia em causa e face aos acontecimentos antecedentes, só estaria garantido o engano dos portugueses.
Impõe-se fazer o registo: Não há memória de alguma vez, na História de Portugal ter havido um chefe de governo que a toda a hora e em qualquer dia e lugar faltasse tão persistentemente à verdade como Passos Coelho.
Daí, que debater o futuro com Passos Coelho seria chover no molhado e tempo ingloriamente consumido. Não seria útil, nem sequer recomendável; por que corria-se o risco de ser altamente corrosivo da verdade e alienante de milhões de portugueses.
A propósito sublinhe-se que os portugueses deveriam praticar a higiene mental, dado que em tempo do Reino da Mentira ela é um importante instrumento de salvaguarda para não se deixarem enlear nos embustes dos vendedores da banha de cobra
Todavia, compreendemos que toda a gente que gravita em torno de Passos Coelho e Paulo Portas sinta uma grande frustração em não ter sido aprofundada a questão do rumo de Portugal. É que ficou perdida a oportunidade de Passos Coelho dar largas à exposição de um manancial de mentiras que facilmente enganassem os portugueses e os levassem no engodo eleitoral.
Mais: era uma forma ardilosa de se desviar a atenção da parte essencial do debate, que era apreciar a governação dos últimos 4 anos. Também aqui agregada mais uma chatice para o grupo de milhares que seguem, veneram e aplaudem, o grande timoneiro, Passos Coelho, promotor e mentor das bem-aventuranças terrenas dos seus discípulos, companheiros e apoiantes, em simultaneidade com as desgraças de milhões de cidadãos nacionais por si providenciadas com teimosia e grande insensibilidade,

10. De assinalar que o debate televisivo proporcionou a Passos Coelho uma oportunidade de mais uma vez evidenciar a sua faceta de criador.
Ele que criou:
- generalizada pobreza na sociedade portuguesa;
- condições soberbas de enriquecimentos mais ou menos ilícitos e oportunistas a privilegiadas criaturas;
- laços de fraternal amizade com Angela Merkel;
- singular, irrevogável, comunhão ideológica com o irrevogável Paulo Portas;
- fantasioso oásis coelhal (que alternou com o oásis cavacal);
também ontem, no seu peculiar estilo de pomposa retórica política sem conteúdo substancial, enriqueceu a linguagem oral com a introdução da palavra austeritarismo que, solícito para com os espectadores das televisões, teve a bondade de pronunciar duas vezes…

11. Durante a edição extraordinária de ontem da Quadratura do Círculo foi referido por Pacheco Pereira que havia conhecimento de que as últimas sondagens sobre as próximas eleições legislativas de 04 de Outubro se estavam realizando com audição de reduzido número de inquiridos (foi citado - se bem percebemos - que, num caso, o número foi de aproximadamente 300 opiniões – o que num universo de uma população de quase dez milhões de pessoas dá bem a ideia do nulo grau de credibilidade de tais inquéritos eleitorais. Certamente sondagens usadas como meio de manipular e influenciar os eleitores indecisos. Factos que, naturalmente, estão a condizer com o Reino das Mentiras florescente em Portugal.

Fim

P. S. Este texto foi escrito com activo repúdio do novo Acordo Ortográfico.