Novidade
sensacional:
Campanha
eleitoral? Não tanto…
Sim! A Campanha
de sondagens.
Brasilino Godinho
17 de Setembro de 2015
É sobejamente conhecido que a TV
Globo, durante as últimas três décadas, promoveu as candidaturas vencedoras das
eleições para a Presidência do Brasil. Até agora a TV Globo teve sucesso de
influência junto do eleitorado brasileiro. Exemplo bastante elucidativo do seu
poder costuma ilustrar-se com o caso do ex-presidente Lula da Silva. Concorreu
quatro vezes à presidência da República; nas só à quarta vez conseguiu ser eleito.
Porquê? Por que, na derradeira tentativa, obteve o apoio da TV Globo.
Em Portugal, Emídio Rangel vangloriou-se
que, através de uma televisão dirigida por si, levaria um candidato a ganhar
uma eleição presidencial em Portugal.
Pois agora em sede televisiva
portuguesa está programado algo parecido e relativamente às eleições
legislativas do próximo dia 04 de Outubro.
Uma estação de TV anunciou esta
noite que a partir de amanhã vai desenvolver uma campanha de sondagens diárias,
ouvindo seiscentos eleitores sobre os ganhos de adesão alcançados pelos concorrentes,
feitas pela Universidade Católica.
Daqui se deduz que quando
chegarmos ao dia 02 de Outubro (chamado dia de reflexão) a RTP possuidora de
dados acumulados com as audições diárias de 600 pessoas – num universo aproximado
de 8 milhões de eleitores - estará em condições de proclamar a vitória da
formação maioritária. Dir-se-ia que com o vencedor previamente apurado se
poderia evitar os elevados custos do acto eleitoral e os eleitores dispensados
do incómodo de se deslocarem até às mesas de voto… Isto escrito na suposição de
que as sondagens sejam de menor custo…
Claro que é uma inovação em
termos eleitorais. Embora nos deixe perplexos quanto à validade científica de
seiscentas opiniões expressas em dias sucessivas – o que, sobremodo, releva da
atenção e acompanhamento diário que as pessoas vão fazendo das arruadas e dos
episódios das actividades das formações partidárias; uma coisa e outra que, a
partir de amanhã, já estarão garantidas pelos serviços da operadora televisiva.
Parafraseando alguns jovens
jornalistas: ficam desde já subentendidas as garantias de que a haver
manipulação de resultados será por imprevisto descuido ou por malvadez do Demónio
que, como se sabe, está sempre à espreita de oportunidades que lhe sejam postas
à disposição por gente movida pelas melhores intenções…
Pelos vistos, e sem esquecermos
as distribuições de frigoríficos, aparelhos electrodomésticos, aventais, canetas
e barretes, já tudo é possível em Portugal.
Todavia, esta anunciada campanha
de sondagens é uma amostragem do atraso em termos operacionais da Televisão em
Portugal relativamente à especialização da TV Globo e também quanto à
capacidade funcional de que Emídio Rangel se julgava possuído.
Por isso, terá a iniciativa da
RTP de ser considerada experiência piloto; por inspirado sinal, de auspicioso
desenlace para o feliz contemplado com o prémio da eleição legislativa.
Ou nos enganamos muito ou já se
vislumbra um vencedor no nebuloso horizonte que se depara na nossa frente…
Horizonte preenchido por um arco-íris
que vai pairar na atmosfera sobranceira à estação televisiva, desde amanhã, dia
18 de Setembro, até ao dia 02 de Outubro.
Certamente que haverá todo
interesse e enorme curiosidade em acompanhar a evolução do arco-íris e o brilho
da cor que mais irá sobressair no espectro audiovisual.
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