Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

sexta-feira, setembro 18, 2015



Novidade sensacional:
Campanha eleitoral? Não tanto…
Sim! A Campanha de sondagens.

Brasilino Godinho
17 de Setembro de 2015

É sobejamente conhecido que a TV Globo, durante as últimas três décadas, promoveu as candidaturas vencedoras das eleições para a Presidência do Brasil. Até agora a TV Globo teve sucesso de influência junto do eleitorado brasileiro. Exemplo bastante elucidativo do seu poder costuma ilustrar-se com o caso do ex-presidente Lula da Silva. Concorreu quatro vezes à presidência da República; nas só à quarta vez conseguiu ser eleito. Porquê? Por que, na derradeira tentativa, obteve o apoio da TV Globo.
Em Portugal, Emídio Rangel vangloriou-se que, através de uma televisão dirigida por si, levaria um candidato a ganhar uma eleição presidencial em Portugal.
Pois agora em sede televisiva portuguesa está programado algo parecido e relativamente às eleições legislativas do próximo dia 04 de Outubro.
Uma estação de TV anunciou esta noite que a partir de amanhã vai desenvolver uma campanha de sondagens diárias, ouvindo seiscentos eleitores sobre os ganhos de adesão alcançados pelos concorrentes, feitas pela Universidade Católica.
Daqui se deduz que quando chegarmos ao dia 02 de Outubro (chamado dia de reflexão) a RTP possuidora de dados acumulados com as audições diárias de 600 pessoas – num universo aproximado de 8 milhões de eleitores - estará em condições de proclamar a vitória da formação maioritária. Dir-se-ia que com o vencedor previamente apurado se poderia evitar os elevados custos do acto eleitoral e os eleitores dispensados do incómodo de se deslocarem até às mesas de voto… Isto escrito na suposição de que as sondagens sejam de menor custo…
Claro que é uma inovação em termos eleitorais. Embora nos deixe perplexos quanto à validade científica de seiscentas opiniões expressas em dias sucessivas – o que, sobremodo, releva da atenção e acompanhamento diário que as pessoas vão fazendo das arruadas e dos episódios das actividades das formações partidárias; uma coisa e outra que, a partir de amanhã, já estarão garantidas pelos serviços da operadora televisiva.
Parafraseando alguns jovens jornalistas: ficam desde já subentendidas as garantias de que a haver manipulação de resultados será por imprevisto descuido ou por malvadez do Demónio que, como se sabe, está sempre à espreita de oportunidades que lhe sejam postas à disposição por gente movida pelas melhores intenções…
Pelos vistos, e sem esquecermos as distribuições de frigoríficos, aparelhos electrodomésticos, aventais, canetas e barretes, já tudo é possível em Portugal.
Todavia, esta anunciada campanha de sondagens é uma amostragem do atraso em termos operacionais da Televisão em Portugal relativamente à especialização da TV Globo e também quanto à capacidade funcional de que Emídio Rangel se julgava possuído.
Por isso, terá a iniciativa da RTP de ser considerada experiência piloto; por inspirado sinal, de auspicioso desenlace para o feliz contemplado com o prémio da eleição legislativa.
Ou nos enganamos muito ou já se vislumbra um vencedor no nebuloso horizonte que se depara na nossa frente…
Horizonte preenchido por um arco-íris que vai pairar na atmosfera sobranceira à estação televisiva, desde amanhã, dia 18 de Setembro, até ao dia 02 de Outubro.
Certamente que haverá todo interesse e enorme curiosidade em acompanhar a evolução do arco-íris e o brilho da cor que mais irá sobressair no espectro audiovisual.